Volkswagen Digital Solutions inicia primeira Junior Academy para recém-licenciados

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen para a transformação digital, dá as boas-vindas à sua primeira academia de jovens recém-licenciados, num programa desenhado para dar as ferramentas necessárias para a integração na equipa.

Durante um ano, os novos trainees serão inseridos nas equipas de produto e acompanhados no desempenho das suas funções – IT analyst ou software developer – nas três tech units da empresa: Application Management Services (AMS), que faz o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen; MAN Digital Hub (MDH), que  desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus; e Software Development Center (SDC:LX), que desenvolve  produtos digitais centrados no utilizador, através de metodologias como o pair-programming e user-centric design, para várias marcas do grupo.

A taxa de turnover (rotatividade) das posições júnior na Volkswagen Digital Solutions é de 0%. Joana Martins, responsável pela Júnior Academy, explica porquê: «A nossa equipa é bastante diversificada, tem muito know-how e a exposição à equipa de liderança é grande. Sabemos que estes são fatores que têm impacto na hora da decisão e juntando o facto de estarmos a construir produtos para todo o mundo, com impacto numa organização com mais de meio milhão de colaboradores, torna o nosso trabalho não só pertinente, mas sobretudo relevante num contexto global.»

Durante o último ano letivo, a Volkswagen Digital Solutions esteve presente em várias feiras de emprego, nas principais universidades nacionais e em eventos onde teve oportunidade de apresentar a empresa a jovens finalistas. Depois de receber as candidaturas, o processo de recrutamento para a Junior Academy consistiu em três fases: speed interviews (entrevistas rápidas) com a equipa de recursos humanos, depois as dinâmicas de grupo e, por fim, uma última entrevista relacionada com a função a desempenhar.

Os trainees da Junior Academy da Volkswagen Digital Solutions foram recebidos esta semana na empresa num evento com a presença do chief executive officer (CEO). Fizeram parte da agenda de onboarding diversas iniciativas que os levaram a explorar, conhecer a organização e a saber mais sobre os seus produtos digitais.

«Mostrar o que fazemos, numa dinâmica de total integração dentro nossas equipas, é a melhor forma de conquistar este talento. Não é em todas as empresas que se tem a oportunidade de criar soluções que vão ser utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo, com a segurança e o suporte de uma multinacional», acrescenta Joana Martins.

Desenvolver jovens é, hoje, uma das estratégias-chave para fazer face à escassez de talento de IT (tecnologias de informação) no mercado. A Volkswagen Digital Solutions não é exceção entre as tecnológicas instaladas em Portugal, que continuam a crescer e à procura de talento. Até ao final do ano, conta chegar aos 300 colaboradores, e pelo menos aos 450 em 2023.

Neste momento, a equipa é composta por mais de 200 profissionais de mais de 16 nacionalidades, de países tão diversos como a Sérvia, o Brasil, a Irlanda, a Roménia, a África do Sul, a Índia e Portugal. A estratégia de recursos humanos aposta na diversidade como um pilar da sua cultura, e por isso a equipa da VWDS é intergeracional, num equilíbrio entre talento jovem e perfis com maior experiência e maturidade, e onde 25% do seu talento é composto por mulheres.

A criação da Volkswagen Digital Solutions está diretamente relacionada com a estratégia de crescimento e digitalização das marcas do Grupo Volkswagen. A aposta em Portugal, por seu turno, tem a ver com vários fatores, como bom talento, uma comunidade tech em crescimento, boa qualidade de vida e nível de formação, entre outras.