Novo diretor do Executive MBA do ISCTE EE

António Martins da Costa (na foto) é o novo diretor do MBA Executivo (EMBA) lecionado no ISCTE Executive Education (ISCTE EE), além de professor catedrático convidado do ISCTE EE, substituindo António Gomes Mota, que mantém a função de docente na área de Finanças. Pedro Falcão mantém a co-coordenação executiva do EMBA.

José Crespo de Carvalho, presidente executivo do ISCTE EE, assinalou: «É com muito gosto que dou as boas-vindas ao António Martins da Costa enquanto novo coordenador do EMBA. Agradeço o facto de ter aceite este convite, que muito me honra. Enquanto organização, tudo faremos para o acolher da melhor forma e integrar nos desafios do EMBA. Deixo uma palavra especial, de amizade e de profundo agradecimento, ao António Gomes Mota por ter dado tanto ao programa e por ter feito tudo por mantê-lo no topo da realidade dos MBA em Portugal.»

António Martins da Costa é licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1976), tem o MBA da Porto Business School (1989), o PADE da AESE (2001), o AMP/ Advanced Management Program da Wharton Business School (2003) e o Certificado IDP/ International Directors Program do INSEAD (2019). Atualmente exerce funções de assessor do Conselho de Administração Executivo da EDP. Nos últimos 15 anos (2006-2021), foi membro do Conselho de Administração Executivo da EDP e durante esse período foi chief executive officer (CEO) e vice-presidente do Conselho de Administração da EDP Brasil (São Paulo, 2003-2007), chairman e CEO da EDP Renewables North America (Houston, Estados Unidos, 2007-2009) e membro do Conselho de Administração da EDP Renováveis (2008-2011). Passou também pelo Millennium BCP, onde esteve 14 anos (1989-2003) como diretor geral, e foi administrador executivo das seguradoras e da gestora de ativos do respetivo grupo.

António Martins da Costa é atualmente presidente da AMCHAM/ Câmara de Comércio Americana em Portugal, presidente da Proforum (Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Portuguesa), vice-presidente da APGEI (Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial), membro de conselhos gerais, de supervisão ou consultivos de business schools portuguesas (PBS, AESE, ISCTE) e membro do Conselho de Curadores da Fundação Alfredo de Sousa. Foi vice-presidente do BCSD/ Business Council for Sustainable Development (2019-2021), vice-presidente da Câmara de Comércio Portuguesa em São Paulo (2004-2007), presidente da ABRADEE/ Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (2006-2007) e presidente da APFIN/ Associação Portuguesa de Fundos de Investimento (2003).