A consultora Fórmula do Talento acredita que pessoas potenciam empresas e há 10 anos que tem como propósito contribuir para que o desenvolvimento das pessoas impulsione a gestão das empresas. Nestes 10 anos, procurou levar às organizações as melhores práticas de gestão de recursos humanos.
Em 2021, celebra o seu décimo aniversário, e optou por mudar a sua imagem, mas mantendo a mesma essência.
A Fórmula do Talento nasceu com o objetivo de ser diferente, e há de facto algo que a torna única: assumir a Direção de Recursos Humanos de empresas que, por dimensão ou por opção, não têm essa função internamente. Esta área de negócio, denominada por outsourcing da Direção de Recursos Humanos, é de facto a área que mais a distingue, sendo, no mercado português, a empresa que aí mais se afirma.
Recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento e consultoria de recursos humanos são as outras áreas de atividade em que a Fórmula do Talento disponibiliza serviços ajustados às necessidades de cada cliente, segundo uma filosofia handmade – cada cliente, uma solução única –, combinando conhecimento com inovação, numa constante procura por soluções novas e diferenciadoras.
A Fórmula do Talento acredita que pessoas potenciam empresas e trabalha com o propósito de contribuir para que o desenvolvimento do talento impulsione a gestão de qualquer organização. O foco, desde 2011, tem sido a humanização de empresas e a procura contínua em dar visibilidade aos seus talentos.
Mas há que contar a história desde o início. Foi há 10 anos, no arranque da atividade, que a empresa encarou o seu primeiro e maior desafio, tal como refere Luís Marques, o diretor geral: «O outsourcing da Direção de Recursos Humanos é um serviço inovador e, como tal, o mercado ainda não estava preparado para o receber. Tivemos que funcionar como verdadeiros missionários a evangelizar empresas, muitas delas sem consciência da necessidade e importância da função de Recursos Humanos.»
No decorrer desta primeira década, a Fórmula do Talento levou a cabo centenas de projetos, organizou e participou em inúmeros eventos, sempre relacionados com a gestão do talento. Muitos foram inigualáveis e ficaram na memória, dos quais se estaca uma apresentação feita numa «Expo’RH» subordinada ao tema «O talento gere-se ou liberta-se?», que terminou com um skater a exibir-se no palco. Também merece realce um projeto de grande dimensão, cujo objetivo foi selecionar centenas lde candidatos (600 estagiários) para integrar em empresas e, com isto, reforçar e rejuvenescer muitas PMEs (pequenas e médias empresas).
Nos últimos anos, a Fórmula do Talento foi também responsável pela criação e pelo desenvolvimento de metodologias próprias, como o Modelo GROW, um Programa de Desenvolvimento de Competências, e o Mentoring4c destinado a profissionais e empresas.
Passada a primeira década, a Fórmula do Talento já colaborou com mais de uma centena de clientes, ajudando-os a valorizar e potenciar cada vez mais as pessoas e a implementar as melhores práticas na gestão de recursos humanos. Um bom exemplo é o caso da Ibercoal/ CleanCarbon, cliente de outsourcing da Direção de Recursos Humanos, há já alguns anos: «A Fórmula do Talento tem sido um parceiro vital para o desenvolvimento e crescimento dos nossos recursos humanos e, consequentemente, da Ibercoal/ CleanCarbon», referiu Nuno Fevereiro, da Ibercoal/ CleanCarbon.
Mas não é só externamente que a Fórmula do Talento fomenta a importância da gestão de recursos humanos. Carla Oliveira, manager da área de Formação, refere que o espírito de equipa, a boa disposição e a aprendizagem constante fazem parte da equipa que integra. A gestão pelo exemplo é um ponto assente para a empresa.
Passados 10 anos, a Fórmula do Talento decidiu que era altura de mudar. Luís Marques refere ainda: «É o momento para pararmos e pedir apoio a especialistas para nos ajudarem a refletir e responder a algumas questões que internamente iam surgindo, nomeadamente se somos o que achamos que somos e o que gostaríamos de ser, e se o mercado nos perceciona como gostaríamos de ser percecionados. Embora sempre nos tenhamos questionado, era altura também de refletirmos sobre a nossa essência, os nossos princípios e o caminho percorrido. Aproveitámos o tempo da pandemia para preparar a mudança.»
Essa mudança dá-se na comunicação externa, verbal e visual. O rebranding, que marca o décimo aniversário da Fórmula do Talento, traz alguns ajustamentos na forma, mas a essência e o posicionamento mantêm-se: «A paixão que colocamos em cada projeto é a mesma de há 10 anos», conclui Luís Marques.