Novo campo icónico e a maior empena com arte urbana na cidade
Lisboa recebe homenagem a Kobe Bryant

A Hoopers, plataforma de comunidade para jogadores e fãs de basquetebol, a Galeria de Arte Urbana (Câmara Municipal de Lisboa) e a Junta de Freguesia do Lumiar juntaram-se numa homenagem a Kobe Bryant com a requalificação de um novo campo de basquetebol de rua na Calçada de Carriche. Junto ao campo, nasce também a maior empena da cidade que exibe os retratos de Kobe Bryant, Shaquille O’Neal, Derek Fisher, Robert Horry e Pau Gasol, numa obra com assinatura do writer Hélio Bray.

Texto: Redação Human

.

A Calçada de Carriche foi o espaço escolhido para a homenagem a Kobe Bryant, o mítico jogador do Los Angeles Lakers, que faleceu inesperadamente em janeiro de 2020 num acidente de aviação. O campo escolhido foi o da Rua André Gouveia, situada no limiar dos concelhos de Lisboa, Loures e Odivelas. O campo já está aberto ao público e a empena é a maior da cidade com uma obra de arte urbana (52 metros de altura).

Celebrar o espírito de equipa e a Mamba Mentality, assim como homenagear Kobe Bryant, foi o mote para o novo projeto de intervenção artística da Hoopers, que já conta com várias iniciativas semelhantes, como o campo Chicago, em Chelas, e o maior campo de basquetebol de rua da Europa, em Braga. Neste terceiro projeto, além de homenagear a lenda dos Lakers, o objetivo é também celebrar um espaço que une três concelhos do distrito de Lisboa e que é, para muitos, um ponto de encontro histórico para jogar basquetebol na rua.

Entre os muitos jogadores que por ali passaram está Lancelot, rapper português, que cresceu a jogar naquele local e que vai lançar um novo single na sequência deste projeto designado «O campo». Hélio Bray, um dos representantes de marcas como a DC Shoes ou a Loop, e autor de uma tela de homenagem encomendada pela família de Kobe Bryant, foi o escolhido para pintar o campo e aquela que será a maior empena intervencionada até agora na cidade.

André Costa, cofundador da Hoopers, refere: «Isto é muito especial, para nós e para a comunidade. Desde o trágico desaparecimento do Kobe que tínhamos esta ideia de homenagear um dos nossos heróis, mas também de celebrar a Mamba Mentality – associada à resiliência, ao trabalho e à irreverência personificadas pela lenda dos Lakers – e valores positivos do desporto, como o espírito de equipa. Este lugar sempre teve a magia de juntar pessoas, de vários concelhos, estratos sociais e etnias. E é, por isso, que além da homenagem, este legado vai ficar e perdurar.»

O artista Hélio Bray assinalou por sua vez: «Este foi o maior projeto, em dimensão, onde já participei e deu-me a oportunidade de mostrar várias vertentes do meu trabalho. A ligação que senti com esta homenagem e com a história deste lugar cativou-me desde o princípio. Estou muito contente com o resultado final e espero que este projeto possa inspirar as novas gerações.»

Este projeto enquadra-se na estratégia de intervenção artística para a cidade de Lisboa de requalificação de espaços públicos e desportivos, que se iniciou com a intervenção de AkaCorleone, no Campo dos Mártires de Pátria (2019), hoje referência de arte urbana e desporto. Hugo Cardoso, coordenador da Galeria de Arte Urbana, explica: «É uma estratégia que temos vindo a delinear, de valorização de espaço público, promoção de prática desportiva, acessível e agregadora, em que a arte urbana assume um papel central, e que hoje sentimos ser fundamental por causa da pandemia, criar espaços de apropriação desportiva e artística.»

Por sua vez, Pedro Delgado Alves, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, afirma: «O projeto é mais uma importante referência desportiva e artística na freguesia e para este bairro em especial, reforçando a aposta na dinamização de atividades e iniciativas em espaço público.»

O projeto contou com o imprescindível apoio de parceiros como a Robbialac, a JOPINTO, a Sport Design e a Machrent. O campo está aberto ao público e é de acesso livre à população.