O novo Classe S está disponível nos concessionários em Portugal a partir deste mês de janeiro. A limousine de luxo da Mercedes-Benz apresenta diversas inovações: por exemplo, a nova geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), na direção do eixo traseiro com um elevado ângulo de viragem e as inovações de segurança como o airbag traseiro.
Texto: Redação Human
Os modelos disponíveis no lançamento de mercado incluem o S 350 d, o S 350 d 4MATIC e o S 400 d 4 MATIC a diesel, e os S 450 4MATIC e S 500 4MATIC a gasolina, com potências desde 286 a 435 cavalos (CV). Posteriormente, ainda em 2021, será lançada uma versão híbrida plug-in.
O Classe S da Mercedes-Benz é um modelo com um desenvolvimento ambientalmente sustentável – integra mais de 98 quilos de componentes fabricados com materiais que permitem preservar os recursos naturais do planeta. A quantidade de componentes que incluem materiais recicláveis é agora de 120 – mais do dobro dos utilizados no modelo antecessor. Cerca de 40 quilos do peso total corresponde a matérias-primas de fontes renováveis.
Comparativamente ao modelo antecessor, o novo Classe S é mais espaçoso quer para o condutor, quer para os passageiros e tem também uma bagageira 20 litros maior do que o modelo anterior.
A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com capacidade de aprendizagem, é também apresentada no novo Mercedes-Benz Classe S. O interior do veículo é ainda mais digital e inteligente, pois quer o hardware, quer o software foram objeto de grandes avanços: os ecrãs brilhantes em até cinco monitores de grandes dimensões, alguns dos quais com tecnologia OLED, permitem controlar ainda mais facilmente o veículo e as funções de conforto equipadas. Outra grande inovação tecnológica é o MBUX Interior Assist, que reconhece e antecipa as pretensões e as intenções dos ocupantes, o que é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. O MBUX Smart Home pode permitir, através de uma rede WLAN e sensores, controlar remotamente a temperatura, iluminação, cortinas e aparelhos elétricos na residência do condutor.
A Mercedes-Benz melhorou fundamentalmente o sistema de controlo de conforto ENERGIZING no novo Classe S. Foram integradas inovações como uma massagem baseada nos servomotores de vibração na almofada do assento do banco e a transmissão de ressonância pelo sistema de som surround Burmester high-end 4D.
A propósito do lançamento do novo Classe S, Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal, afirmou: «O Classe S é sinónimo de luxo automóvel que combina conforto e segurança ao mais alto nível, agora também percetível pelo airbag frontal do banco traseiro e pela suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que levanta a carroçaria até oito centímetros na eventualidade de uma iminente colisão lateral. Estamos confiantes de que os nossos clientes vão ficar entusiasmados com as inovações tecnológicas, como a nova geração do Mercedes-Benz User Experience com MBUX Interior Assist e MBUX Smart Home. Outro dos pontos fundamentais é que o novo Classe S tem um coeficiente aerodinâmico de 0.22, sendo um dos modelos mais aerodinâmicos do mundo. Com o novo Classe S procuramos, uma vez mais, apresentar um dos automóveis mais desejados e fascinantes do mundo.»