Estudos de clima organizacional

A SLOT Recursos Humanos está a desenvolver estudos de clima organizacional para as empresas, apostando no mote «a cultura organizacional frente à pandemia». Segundo a empresa, baseada em Lisboa e liderada por Sónia Cardoso, «os assessments de clima disponibilizam à liderança indicadores preciosos relativamente às opiniões, às atitudes e aos sentimentos das pessoas que trabalham na organização».

As empresas podem solicitar informações sobre estes estudos por e-mail (admin.lisboa@slot.pt).

Num documento da SLOT pode ler-se: «A pandemia do novo coronavírus que enfrentamos atualmente já é considerada como um dos maiores desafios da nossa geração e uma das maiores crises de saúde da História./ Assim sendo, torna-se crucial que todas as empresas encontrem novos métodos para continuar o seu trabalho perante uma crise sem precedentes, de forma eficiente e positiva. Neste momento, mais do que em qualquer outro, é necessário ter uma cultura organizacional sólida para servir como base às ações que necessariamente terão que ser tomadas./ Através da cultura organizacional, temos uma bússola orientando as melhores alternativas e os melhores caminhos para gerir da melhor forma possível as pessoas./ Apesar das muitas opiniões sobre clima organizacional, há um consenso generalizado de que o clima da organização consubstancia a sua ‘alma’ e pode influenciar significativamente o desempenho e a atitude das pessoas./ De facto, a investigação tem demonstrado que um melhor clima de trabalho tem, não só, um efeito direto na motivação, mas também pode melhorar os níveis de desempenho – até mais 30%. Um dos desafios consiste em tirar o máximo benefício e orientar a organização no caminho da rentabilidade./ Uma cultura organizacional forte e bem elaborada tem o poder de ‘engajar’ cada membro da equipa. Através da mensagem que a mesma transmite, as pessoas adquirem uma maior consciência do seu papel na organização, contribuindo de forma mais produtiva./ Quando a mensagem da empresa é forte e conhecida, a sua exposição nas redes sociais ganha uma expressão de grandes dimensões. Consequentemente, o nome da organização torna-se mais popular, ajudando inclusivamente nas ações de marketing, ativação da marca, entre outros aspetos./ A importância de ter um clima organizacional adequado é enorme, não há dúvida alguma./ Sendo assim, esforce-se para manter os seus colaboradores sempre motivados e fidelizados à organização, seja através de bonificações, de uma comunicação clara ou de competições intersectoriais. Quanto mais sentirem que são valorizados, mais se importarão com a empresa para a qual se dedicam diariamente./ Este é o momento de investir nas pessoas.»