Parceria para impulsionar o potencial dos alunos

O The Lisbon MBA Católica | Nova firmou uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), no âmbito da iniciativa «Business Case Competition», que visa incentivar os alunos, no final do seu MBA, a abordarem um desafio empresarial, complexo e estratégico, do mundo real.

A iniciativa foi criada para permitir que as empresas obtenham diferentes perspetivas sobre desafios específicos. Nesta parceria, os alunos do The Lisbon MBA desenvolveram um trabalho de pesquisa para consolidarem o crescimento da app Dabox, um projeto premiado da CGD e a primeira solução de open banking do mercado. Com a orientação do corpo docente do The Lisbon MBA, os alunos utilizaram o valor da sua experiência de aprendizagem no MBA e a diversificada formação profissional e académica, numa competição organizada por equipas.

Os vencedores da competição deste ano foram Alban Auffray, Gianfrancesco Verzola, João Batista Silva, Patrick Henrici e Veronica Pechnikova. A avaliação foi realizada por um júri constituído por Rui Negrões, head of digital banking e Vitor Ferreira, digital bank manager da Caixa Geral de Depósitos, Manuela Calhau, professora convidada, e Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA. Entre os critérios de avaliação das equipas destacam-se a inovação, a solidez e a fundamentação das soluções apresentadas.

Um dos elementos da equipa vencedora do projeto assinalou: «Quando iniciámos o ‘Business Case Competition’, vimos aí uma oportunidade única para trabalhar numa solução com impacto para os portugueses. A nossa diversificada equipa tentou resolver o desafio do ponto de vista do utilizador com a app Dabox, rapidamente alinhada com a visão de construir um produto que permite poupar dinheiro de forma mais fácil e divertida. Sentimo-nos honrados por sermos premiados como os vencedores desta competição, contra seis outras equipas verdadeiramente notáveis e criativas que também teriam merecido este reconhecimento. Queremos agradecer à Caixa Geral de Depósitos e ao The Lisbon MBA por nos terem proporcionado esta oportunidade para trabalhar no desenvolvimento desta aplicação.»

Por sua vez, Rui Negrões, head of digital banking da CGD, referiu: «Ter a oportunidade de desafiar os alunos do The Lisbon MBA para resolverem um desafio de negócio da Caixa Geral de Depósitos é algo que nos deixa muito satisfeitos e reconhecidos. A qualidade, a capacidade de análise, a diversidade de visões e as experiências dos 35 alunos que aceitaram o nosso desafio enriqueceram, sobremaneira, o resultado final do trabalho que desenvolveram no ‘Business Case Competition’ e servirão de valioso input para a forma como a Caixa Geral de Depósitos vai dar seguimento ao projeto em análise. O nosso agradecimento a todos os alunos pelo empenho e pelos excelentes trabalhos efetuados e, em particular, à equipa do The Lisbon MBA pelo desafio que nos lançou para nos associarmos ao ‘Business Case Competition’.»

Finalmente, Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, partilhou: «Através das várias parcerias que desenvolvemos com empresas de todos os sectores, nomeadamente com a Caixa Geral de Depósitos, contribuímos para a dinamização dos seus projetos e das suas iniciativas, envolvendo os nossos alunos de MBA em trabalhos com aplicação prática e promovendo, dessa forma, a produção e a abertura de conhecimento académico ao mundo corporativo. Os processos de aprendizagem, articulados com as necessidades reais dos diversos ambientes empresariais, que expõem os alunos às competências e aos conhecimentos fundamentais da gestão de empresas através de trabalho em equipa, investigação, estudos de caso, exercícios e aprendizagem práticas, são efetivamente fatores de diferenciação dos nossos programas.»