O «novo normal» da PwC’s Academy

Se o mote da PwC’s Academy sempre foi o de bem receber, acreditamos ter conseguido passar essa experiência para o formato on-line, onde os nossos clientes encontram sempre um elemento da equipa para os acolher e acompanhar durante a sessão, a par do formador.

Texto: Catarina João Morgado

 

«Formação muito boa, pois os conteúdos e as ferramentas partilhados são de adaptação muito prática para o dia-a-dia.»*

«A formação foi fantástica. Já tinha saudades de ter assim uma formação tão boa do início ao fim. Muitos parabéns ao formador!»*

 

Mais do que nunca, o feedback dos nossos clientes tem sido o grande motivador para continuarmos a renovar-nos dia a dia e estarmos sempre ligados, onde o nosso cliente precisar. Se o mote da PwC’s Academy sempre foi o de bem receber, acreditamos ter conseguido passar essa experiência para o formato on-line, onde os nossos clientes encontram sempre um elemento da equipa para os acolher e acompanhar durante a sessão, a par do formador.

Assim, a construção do nosso «novo normal» passou por:

– reorganização e transformação de cursos de formação em formato presencial para formador on-line;

– desmaterialização de processos, onde todo o ciclo de formação se operacionaliza através de meios digitais;

– criação de novos programas de formação específicos para a realidade atual como, são exemplo «Gestão do trabalho à distância: boas práticas», «Liderar e gerir equipas remotas», «Do presencial para o on-line: técnicas para formadores» ou «Impacto do Covid-19 na aplicação das IFRS»;

– desenvolvimento de competências da equipa em plataformas virtuais de formação (todos na equipa, sem exceção, se tornaram «especialistas»);

– apoio a todos os formadores na adaptação e na monitoria de cursos de formação com formador on-line.

Se numa fase inicial sentimos que a estratégia das empresas passou por colocar um travão à formação, numa perspetiva de aguardar pelo regresso ao presencial, atualmente a grande maioria já teve a oportunidade de se ajustar e perceber que esta realidade nos vai acompanhar durante algum tempo e que a aprendizagem não pode parar. E sim, que criar momentos de reflexão e partilha em grupo continuam a ser não só relevantes, como eficazes no formato on-line.

É neste contexto que temos novas iniciativas a serem lançadas numa base regular. Destaco dois exemplos recentes:

– «Cyber Arena: uma experiência real de cibersegurança», agendado para dezembro de 2020, formação assente em gamification em que os participantes de várias áreas da empresa são desafiados a tomar decisões, para depois analisarem o impacto das mesmas;

– «Internal Audit Upskilling 2020», que dá a oportunidade a profissionais de auditoria interna reforçarem diferentes técnicas, ora de amostragem, ora de condução de auditorias on-line, entre outras.

E temos mais novidades em preparação, por exemplo em temas ligados a saúde mental, que como sabemos se afigura como um dos principais desafios pós-pandemia, e ao digital upskilling, procurando mudar formas de trabalhar e, principalmente, o mindset.

 

«Por vezes é preciso parar um pouco para pensar. Este foi um desses momentos. Bastante útil.»*

 

Parafraseando este comentário de um nosso participante, por vezes é preciso ter tempo para pensar, e é essa a nossa missão: proporcionar experiências de aprendizagem com significado, que impactem a vida dos nossos formandos e ainda contribuam para que o momento que atravessamos seja vivido em conexão e partilha de conhecimentos.

Venha também pensar connosco!

 

 

*Comentários de participantes em cursos on-line promovidos pela PwC’s Academy.

 

 

»»»» Catarina João Morgado é head da PwC’s Academy em Portugal, Angola e Cabo Verde