Profitecla reconhecida no ensino profissional

A Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) atribuiu à Escola Profissional Profitecla, o Selo EQAVET, que permite a certificação e garantia da qualidade na educação e na formação profissional.

O Quadro EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para Educação e Formação Profissionais) foi criado para melhorar o ensino e a formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição de alunos, profissionais de orientação, encarregados de educação, empresários, entre outros parceiros, ferramentas para a gestão da qualidade com vista a uma melhoria contínua da oferta formativa.

De acordo com a Direção da Profitecla «o EQAVET assume-se como um instrumento que permitirá à escola planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da nossa oferta e a qualidade das práticas de gestão».

Com mais de 30 anos de existência, a Escola Profissional Profitecla já formou mais de 8.000 alunos, prevendo no ano letivo de 2020/21 formar mais de 500 jovens. Presente em sete polos distribuídos por várias cidades do país (Lisboa, Porto, Barcelos, Braga, Guimarães, Coimbra e Viseu), a Profitecla é uma referência no ensino e na formação profissional em Portugal.

Pertencente ao grupo de instituições de ensino profissional da sub-holding Rumos Education, a Profitecla destacou-se no ranking das melhores escolas no ano letivo 2018/19, apresentando os melhores resultados ao nível das escolas profissionais nacionais em seis concelhos – Braga, Barcelos, Lisboa, Coimbra, Guimarães e Viseu. A Profitecla atingiu a liderança da tabela nos concelhos de Braga, Barcelos, Viseu, e Guimarães e o terceiro lugar nos concelhos de Lisboa e de Coimbra. A nível de distrito, a Profitecla também se distinguiu na liderança do ranking nacional com os polos de Braga, Viseu e Barcelos ocupando o segundo lugar na tabela distrital. A nível geral, a Profitecla Braga ocupou o sétimo lugar a nível nacional.

A escola tem mais de uma dezena de cursos profissionais em sete cidades, direcionados a jovens até aos 19 anos com o nono ano de escolaridade: Auxiliar de Saúde, Geriatria [Animação e Bem-Estar], Gestão, Restaurante/ Bar, Secretariado, Comunicação, Turismo, Cozinha/ Pastelaria, Pastelaria/ Padaria, Gestão e Seguros, Gestão e Marketing, Direito e Solicitadoria, Receção Hoteleira, Operações Turísticas e Animação de Eventos Turísticos. Os cursos têm a duração de três anos, possuem certificação escolar do décimo segundo ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.