Grupo Valores em expansão e a criar postos de trabalho

O Grupo Valores encontra-se em expansão, com um investimento próximo dos dois milhões de euros, assinalando-se agora a abertura da décima segunda unidade franchisada, em Sesimbra, no dia 20 de outubro.

Com uma rede de 37 agências de compra e venda de ouro em Portugal, o Grupo Valores – que se dedica à comercialização e à reciclagem de metais preciosos desde 2008 – é constituído por uma equipa de cerca de meia centena de profissionais com uma vasta experiência na avaliação de joias e na transformação de metais preciosos para a indústria e investidores. De acordo com o chief executive officer (CEO), J. Chester, «deverá fechar 2020 com 50 agências e um volume de faturação de 20 milhões de euros, contra os oito milhões de 2019», sendo que «a expansão do franchising vai traduzir-se na criação de 70 postos de trabalho, que se juntarão aos 43 colaboradores da sede [na foto, em Braga] e da rede de 26 agências próprias».

Face ao crescente dinamismo do setor – com o ouro a bater recordes, com o valor de 53 euros a grama e o máximo histórico dos 2.000 dólares por onça, com vários especialistas a indicar que poderá continuar a subir até aos 2.500 –, e como muitas famílias estão a vender peças nesta fase de crise Covid, o franchising Valores está em expansão e a merecer a atenção dos investidores. Neste sentido, a política de recursos humanos do Grupo Valores foca o seu âmbito de atuação em duas dimensões: formação e reconhecimento.

No que diz respeito à formação, os franchisados frequentam um curso com uma forte componente teórico-prática com o principal objetivo de proporcionar uma forma segura, conveniente e confiável de vender objetos em ouro, platina e prata e também joias. Os temas abordados são uma combinação entre questões específicas do sector: processo de avaliação, distinção e comercialização de peças, nomeadamente, com conteúdos relacionados com atendimento e aconselhamento ao cliente, negociação, entre outros. A formação prevê também um estágio numa agência Valores.

Por outro lado, o reconhecimento dos colaboradores: Ana Gonçalves recebeu formalmente a distinção «Funcionária Valores 2019», uma escolha feita entre todos os colaboradores. O CEO comenta: «Esta atribuição visa reconhecer o atendimento de excelência que a Ana Gonçalves faz na agência de Vila Real de Santo António e gratificar a sua ligação ao grupo desde 2016. Baseamo-nos nos resultados anuais ao nível da rentabilidade obtida e da performance de serviços que cada agência presta.»