makro desafia artistas portuguesas
Interpretar o «Dia do Negócio Próprio» em street art

A makro Portugal, no âmbito da celebração do «Dia do Negócio Próprio», que se assinala hoje, 13 de outubro, desafiou duas artistas portuguesas, Mariana Margarida Malhão e Patrícia Mafra, a criarem dois murais com a sua interpretação pessoal deste dia.

Texto: Redação Human

 

Ambos os murais podem ser encontrados em duas zonas distintas e movimentadas de Lisboa, nas Amoreiras/ Campo de Ourique, na Rua José Gomes Ferreira, e na Graça, Rua da Graça, 148, onde já existem várias peças de street art. As duas interpretações incluem ainda um QR Code, com acesso direto para a plataforma do «Dia do Negócio Próprio», onde é possível encontrar os restaurantes aderentes a esse dia.

O «Dia do Negócio Próprio» é uma data assinalada a nível internacional pela METRO, da qual a makro Portugal faz parte. Desde 2016 que a METRO dedica todos os anos a segunda terça-feira de outubro ao reconhecimento de todos os restaurantes, lojas, cafés e negócios independentes.

Cristina Maia, head of marketing da makro Portugal, refere: «Este ano, mais do que nunca, sentimos que a celebração do ‘Dia do Negócio Próprio’ é uma data de extrema importância, na medida em que muitos negócios, principalmente no sector de hotelaria e restauração, foram impactados pelo contexto pandémico em que nos encontramos. Sendo que tentamos sempre desenvolver ações que destaquem a importância dos vários negócios independentes, este ano optámos por diversas ações e dinâmicas que pretendam, de alguma forma, apoiar e alavancar os negócios próprios nacionais nesta altura mais complexa. Queremos, acima de tudo, que seja uma data assinalada por momentos únicos.»

Neste sentido, irão existir paralelamente outras dinâmicas e promoções dedicadas ao «Dia do Negócio Próprio». A campanha digital #OneForYou pretende desafiar os clientes dos espaços a demonstrar apreço por outra pessoa, através de um brinde à distância. O foco desta dinâmica é a relação entre as pessoas, conduzindo a que outros repliquem o gesto. A mecânica é muito simples: o iniciante pede uma bebida adicional, publica on-line uma fotografia da bebida (selfie ou não), identificando a pessoa à qual dedica o brinde (com #oneforyou e #loveownbusiness), e convida-a a fazer o mesmo: «A quem dedicas um brinde?»

Com esta mancha que se pretende criar nas redes sociais, o objetivo é destacar o «Dia do Negócio Próprio», chamar a atenção para o dia e provocar buzz ao nível do cliente final. Também a pensar neste momento de celebração, as bebidas alcoólicas vão estar com promoções e descontos em loja até ao dia 15 de outubro.

A multinacional decidiu ainda oferecer a todos os seus colaboradores, a nível internacional, um valor de referência para que cada um vá almoçar ou jantar ao seu negócio próprio preferido, assinalando a data. Este movimento iniciou-se o ano passado em Portugal e faz parte de uma ação da METRO que envolve todos os 100 mil colaboradores, em todo o mundo. Com esta ação, designada «Biggest Check/ Count on Us», cada colaborador da makro Portugal pode então usufruir de uma refeição (almoço ou jantar) num restaurante aderente ao «Dia do Negócio Próprio», hoje, 13 de outubro.

Por outro lado, e até 18 de outubro, no parque de estacionamento da loja makro de Alfragide (Rua Quinta do Paizinho, Portela de Carnaxide), continua o «Street Food by makro». Food trucks encontram-se estrategicamente posicionadas num espaço com cerca de 600 metros quadrados, com o objetivo de apoiar a restauração de uma forma diferente, garantindo todas as medidas de segurança e higiene necessárias para proporcionar ao consumidor mais opções para realizar as suas refeições.

Pode aceder-se ao vídeo de elaboração dos murais aqui.

 

A makro

A makro, filial portuguesa do grupo alemão Metro, é uma empresa de distribuição grossista que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. Presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria.

A makro está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de 1.000 colaboradores. No ano fiscal 2018/ 19, faturou 398 milhões de euros. A nova estratégia traduz-se na especialização no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra nas 10 lojas em território nacional, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes.