Trabalho remoto
Cinco formas de avaliar a produtividade das equipas

Antes da pandemia de Covid-19, a noção de produtividade e trabalho das empresas ainda estava intimamente ligada ao modo presencial. No entanto, a realidade que agora vivemos forçou os departamentos de recursos humanos a adotar ferramentas adaptadas à nova realidade digital e às necessidades do teletrabalho e, por outro lado, à necessidade de realizar avaliações contínuas de desempenho, com novos critérios e num curto prazo de tempo, para aferir a produtividade das equipas em trabalho remoto.

Texto: Miguel Vergamota

 

Os departamentos de recursos humanos têm, então, à sua disposição cinco formas de avaliação da produtividade da sua força de trabalho remota, que quando adotadas em conjunto garantem resultados otimizados:

  1. Avaliação de desempenho vinculada a objetivos definidos e realistas

Atualmente deve procurar realizar-se uma avaliação de desempenho contínua e adaptada ao novo cenário, que difere do que se fazia até aqui, pois estas análises eram realizadas apenas uma vez por ano. Numa avaliação de produtividade por método remoto devem enfatizar-se especialmente os objetivos, que devem ser claros e alcançáveis.

Isto permitirá, por um lado, análises que reflitam a situação real. Por outro lado, diminui o grau de pressão sobre a equipa, pois todos sabem o que devem fazer, são realistas e têm metas a atingir. A motivação permanecerá alta e a mudança de realidade será registada nessa avaliação de desempenho de forma mais atualizada e em períodos mais curtos.

  1. Equipas em modo remoto monitorizadas e com feedback permanente

A utilização de ferramentas de software para gerir o talento e para implementar uma avaliação correta do desempenho facilita o estabelecimento, no organograma, de uma cultura de feedback constante. Se toda a equipa receber as mesmas informações em tempo real, o feedback transmitido e recebido será muito mais ajustado à situação.

Isto permite, por um lado, tomar as medidas adequadas e fazer ajustes no tempo certo. Ao mesmo tempo, possibilita a adaptação a um fluxo de trabalho no qual transmitir e receber feedback contribui para que a melhoria dos processos seja natural e, até, orgânico de desenvolvimento profissional.

  1. Produtividade de equipas de forma remota graças à definição de tarefas

As soluções tecnológicas implementadas em recursos humanos para facilitar o teletrabalho permitem estabelecer de forma muito clara as tarefas e as responsabilidades de todos os membros da equipa. Ao mesmo tempo, controlam que trabalho corresponde a quem e quais os objetivos das tarefas, e assim medem remotamente o cumprimento das várias funções.

Isto proporciona aos responsáveis e aos gestores informações importantes sobre os contributos de cada um, bem como sobre os níveis de produtividade alcançados e a sua comparação com os objetivos. Esta organização diária garante melhores índices de produtividade a longo prazo.

  1. Melhor comunicação das equipas em modo remoto

Paradoxalmente, o distanciamento físico e a introdução de mais tecnologias melhoraram, em muitos casos, os níveis de comunicação das equipas. Algumas deficiências de comunicação sentidas no local de trabalho estão agora muito esbatidas, se não desapareceram completamente.

Desta forma, não só conseguimos um clima muito mais favorável para a avaliação de desempenho, como também para a monitorização da produtividade. Foi criada uma rotina em que manter uma linha aberta de comunicação com toda a organização já faz parte do quotidiano normal.

  1. Talento adaptado à mudança

O momento em que entramos, o «pós-Covid-19», e a capacidade das equipas para se adaptarem de forma natural e eficaz podem traduzir-se num novo indicador de produtividade, mais um aspeto a ter em conta em futuras avaliações de desempenho.

Ter a capacidade de lidar com uma situação adversa é essencial. Enraizar, nos nossos hábitos de trabalho, a adaptação e a resposta eficaz ao contexto adverso é agora uma aptidão essencial, tanto na monitorização do desempenho como nos futuros processos de seleção de talento.

 

 

»»»» Miguel Vergamota é country manager em Portugal da Talentia Software. Com mais de 3.600 clientes em 30 países, a Talentia Software é uma fornecedora Europeia de software que opera nas áreas financeira (Accounting, Financial Performance) e de recursos humanos (Payroll, Human Capital Management). Comercializa diretamente, implementa e suporta as suas soluções em França, no Reino Unido, em Espanha, em Portugal, na Grécia e em Itália. Também providencia as suas soluções através de uma ampla rede de canais parceiros na Europa e na América do Sul.