Boyden Portugal com nova liderança

Luís Melo (na foto) é o novo managing partner da Boyden Portugal. Na empresa desde 2001, foi promovido a partner local e aceite como partner internacional em 2005, e sucede agora a Fernando Neves de Almeida, que ao fim de 23 anos deixa a liderança da Boyden Portugal, mantendo-se como sócio.

Luís Melo assume o cargo numa época pautada pela incerteza e por grandes desafios, mas com a certeza de que a Boyden Portugal irá trilhar um caminho de crescimento sustentável, excelência operacional, foco no cliente e adaptação a um ambiente de elevada e permanente transformação. Ele próprio afirma: «O momento em que vivemos, exige que as empresas se tornem mais ágeis e flexíveis e que os seus líderes tenham a capacidade de sair da sua zona de conforto, de forma a terem uma capacidade de adaptação mais rápida ao meio envolvente e à velocidade crescente de transformação que assistimos no mercado.»

A Boyden Portugal, que tem destaque no mercado de executive search e em leadership consulting, trabalha todo o ciclo de liderança numa organização, desde o encontrar o executivo certo, passando pela sua integração e pela potenciação da performance das equipas executivas dessa mesma organização.

Luís Melo refere ainda: «A Boyden trabalha com os seus clientes para garantir que as organizações têm nas suas lideranças os perfis e as competências necessárias para a maximização do seu valor, fruto do conhecimento profundo dos desafios que os profissionais a contratar estarão sujeitos e do desenvolvimento de um recrutamento profissional, executado com grande rigor e que chega à totalidade dos profissionais potencialmente interessantes do mercado para uma determinada posição. Trabalhamos no desenvolvimento de equipas executivas de alta performance, atuando sobre os líderes no seu desenvolvimento, mas também nas alavancas organizacionais como a cultura, a execução estratégica, especialmente em processos de transformação e mudança organizacional, sejam eles de modelos de negócio, de cultura ou disrupção. As organizações estão hoje obrigadas a desenvolver novos tipos de líderes, novas competências e a desenvolver novos modelos organizacionais.»

Ao longo das últimas três décadas, a Boyden Portugal tem revelado uma profunda capacidade de entendimento da cultura organizacional dos clientes e dos desafios a que os líderes têm de dar resposta. A experiência adquirida, o know-how consolidado e o conhecimento profundo do mercado habilita-a a ser parceira de empresas e líderes na prossecução da sua estratégia e no atingimento dos seus objetivos.

Sobre o seu novo cargo, Luís Melo assinala: «Agradeço a confiança da estrutura internacional, dos seus sócios e, sobretudo, ao Fernando Neves de Almeida. Sob a sua liderança, a Boyden Portugal teve uma evolução extraordinária, passando de uma empresa de pequena dimensão no nosso sector a líder de mercado.»

Fernando Neves de Almeida, por sua vez, refere: «Conto com a extraordinária equipa que a Boyden tem para que a empresa continue o seu caminho de sucesso. É com muito orgulho que comunico que o meu sucessor é o Luís Melo, sócio que muito admiro, e que tem sido fundamental no caminho que percorremos. Continuarei ligado à Boyden e tudo farei para lhe facilitar a tarefa, na certeza, porém, de que os próximos anos terão o seu cunho. Estou certo de que a Boyden ainda vai ser melhor e maior.»