Guilherme Silva (na foto) foi nomeado diretor geral da Japan Tobacco International (JTI) na Ibéria, um cluster que inclui os mercados de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar. A empresa japonesa é a companhia de tabaco que mais cresce neste cluster, mercado onde recentemente atingiu a sua quota de mercado recorde (25.2%).
O executivo sucede a Tom Osborne como líder de uma equipa de mais de 750 profissionais que trabalham nas fábricas, nos departamentos comerciais e nos escritórios dos mercados deste cluster. Com mais de 15 anos de experiência na empresa, Guilherme Silva chega a Madrid vindo de Genebra, os headquarters da multinacional, onde ocupava o cargo de vice-presidente de marketing e vendas para a região Western Europe, desde 2018.
Natural do Brasil, Guilherme Silva começou a sua carreira profissional na JTI no ano de 2005. Desde então, ocupou vários cargos de responsabilidade em marketing e vendas em Genebra e ainda na África do Sul, no México, nas Filipinas, no Sudoeste Asiático e no Cambodja. Em 2016, antes de ser nomeado vice-presidente de marketing e vendas, liderou a companhia no mercado malaio.
Sobre o novo desafio, assinala: «Chego muito motivado e com o mesmo entusiasmo e a mesma dedicação com que deixei o Brasil para iniciar a minha carreira internacional dentro da companhia. A atual pandemia global marcará indubitavelmente o desenvolvimento da nossa indústria nos meses que se seguem. No entanto, com a equipa de profissionais altamente qualificados da JTI na Ibéria, não tenho dúvidas de que atingiremos o nosso objetivo: assegurar o crescimento sustentável do nosso negócio num enquadramento regulatório equilibrado.»