ISS lança protocolos e procedimentos de desinfeção e higienização para workplace

A ISS, empresa em destaque na integração de serviços gerais, desenvolveu um conjunto de protocolos e métodos de desinfeção e higienização no workplace, com o nome de «Pure Space». Destinado a quebrar a cadeia de infeção entre os trabalhadores, trata-se de um procedimento complementar aos serviços diários de limpeza de escritórios que a multinacional põe agora à disposição dos seus clientes. Alex Díaz, diretor da área Service Excellence da ISS, assinala: «Na ISS acreditamos que dada a nossa experiência em sectores com tolerância zero a qualquer incumprimento dos protocolos de higiene e desinfeção, podemos ajudar os nossos clientes a transformar os seus espaços de trabalho em locais seguros para os seus empregados. Através do ‘Pure Space’, reunimos o nosso conhecimento e a nossa metodologia de trabalho para transferi-lo ao ambiente de escritório. Depois de tantos meses de incerteza, o nosso objetivo é conseguir que os empregados dos nossos clientes voltem a conectar-se com seus ambientes de trabalho, sendo que a melhor forma de fazê-lo é assegurando os maiores e melhores standards de limpeza, higiene e desinfeção.»

O objetivo é estar um passo à frente dos serviços de limpeza tradicionais e poder oferecer um serviço de desinfeção que permita, além de higienizar, verificar a inexistência de elementos patógenos no-workplace. Para tal, a ISS apoia-se em dispositivos de quantificação de micro-organismos, como o 3M-Clean Trace ATP Tester, que permitem verificar no local se foi realizada limpeza e desinfeção de forma correta.

 

Preocupação com a limpeza e a higienização do workplace

O novo serviço da ISS vem assim dar resposta à crescente preocupação, tanto das empresas como dos seus empregados, pela obtenção de espaços de trabalho mais seguros. Segundo um inquérito elaborado pelo LinkedIn, as grandes preocupações dos funcionários na hora de regressar aos locais de trabalho tem que ver com a segurança destes espaços. Assim, além da preocupação pela adoção das medidas de segurança estabelecidas ou a participação em reuniões muito numerosas em empresas com um grande número de colaboradores, uma das respostas mais indicadas tem a ver com a preocupação pelas políticas de limpeza, segurança e higiene das empresas. Nesta mesma linha, e segundo a quinta vaga do Barómetro Covid-19 elaborado pela Kantar, no final do mês de maio só 26% dos espanhóis estava disposto a voltar ao local de trabalho assim que fosse possível. Ambos os estudos refletem um alto índice de preocupação acerca dos perigos que pode causar um ambiente de trabalho que não foi desinfetado corretamente.

 

Tecnologia e inovação para romper a cadeia de infeção

O «Pure Space» inclui-se na iniciativa «Back to Work», com a qual a ISS pretende estar ao lado dos seus clientes em todos os momentos, ajudando-os a transformar e readaptar os espaços de trabalho, com o principal objetivo de cuidar das pessoas que os ocupam e os fazem possíveis. Como refere Alex Díaz, «as empresas necessitam de restabelecer a conexão física entre os trabalhadores e os espaços, criando confiança na segurança do local de trabalho». Mais: «Estamos num momento decisivo que marcará as próximas décadas e, neste sentido, estamos convencidos de que não se trata de mudanças pontuais, mas da transformação de dinâmicas que afetarão a médio e longo prazos os serviços de facility management

 

A ISS Ibéria

A ISS Ibéria, presente na Espanha e Portugal há mais de 25 anos, aposta na criação de ambientes de trabalho mais eficientes, com o propósito de conectar pessoas e lugares contribuindo para um mundo melhor e para o bem-estar dos seus empregados, adaptando-se às suas necessidades. Com uma equipa formada por mais de 39.000 colaboradores, a empresa destaca-se na integração de serviços gerais e oferece serviços de restauração, manutenção, serviços auxiliares, limpeza, jardinagem, segurança, facility management e IFS (integrated facility services) a clientes de diferentes sectores públicos e privados através dos seus 29 escritórios.