Edenred adquire 100% da UTA

A Edenred adquiriu todas as ações que ainda não possuía da sua subsidiária UTA, o segundo maior emissor de cartões de combustível multimarca da Europa e destacado fornecedor de serviços de valor acrescentado, como soluções de pagamento de portagens, manutenção de veículos e soluções de recuperação de IVA.

O aumento para a aquisição total decorreu de um exercício de opção de venda dos 17% das ações em circulação da família Eckstein, cofundadora da UTA. A opção de venda, que expiraria em julho de 2020, foi já contabilizada na dívida líquida do Grupo. Após adquirir, em 2015, a primeira participação, a Edenred tornou-se em 2017 o acionista maioritário da UTA, tendo continuado a aumentar gradualmente a sua participação para 83%, até junho de 2018. Agora, a UTA é essencial para a estratégia de crescimento da Edenred, devido às suas soluções de frota e mobilidade que disponibiliza na Europa.

Desde que a Edenred adquiriu a participação de controlo, a UTA aumentou consideravelmente a sua presença no mercado europeu (em países como a Polónia, Roménia, Países Bálticos, Bulgária) e continuou a expandir a sua rede de parceiros, que compreende já cerca de 65 mil postos de aceitação em 40 países. O grupo tem prestado especial atenção às redes locais, permitindo o lançamento de soluções dedicadas a frotas ligeiras, como por exemplo em França, na Alemanha e em Itália.

Por outro lado, partindo das suas soluções de cartões de combustível, a UTA expandiu os seus recursos e a sua oferta, intensificando o desenvolvimento de serviços de valor acrescentado, como os pagamentos eletrónicos de portagens, de que são exemplos a interoperável UTA One Box e as soluções de recuperação de IVA para empresas de transporte. Em 2019, estes serviços de valor acrescentado representaram mais de 40% da receita total da empresa.

Antoine Dumurgier, diretor de operações de Fleet & Mobility Solutions na Edenred, afirmou: «Esta transação representa a última etapa da integração gradual da UTA na Edenred. Ao longo dos últimos três anos, fizemos da UTA a protagonista da nossa expansão de soluções de frota e mobilidade na Europa, que é um dos principais impulsionadores da estratégia do grupo para um crescimento sustentável e lucrativo. Estamos orgulhosos do progresso que fizemos juntos desde 2015 e entusiasmados com as perspetivas de crescimento futuro.»

A transação será acrescida ao lucro líquido das ações do grupo a partir de 2020. Dado que a opção de venda foi já contabilizada, será praticamente neutra na dívida líquida consolidada do grupo.

 

A Edenred

Plataforma de serviços e pagamentos e a companheira diária para pessoas no trabalho, conectando 50 milhões de funcionários e dois milhões de parceiros em 46 países, através de mais de 850.000 clientes corporativos, a Edenred oferece soluções específicas para a alimentação (vales de refeição), frota e mobilidade (cartões de combustível, vales de transporte), incentivos (vales presente, plataformas para o envolvimento dos colaboradores) e pagamentos corporativos (cartões virtuais). Estas soluções visam aumentar o bem-estar e o poder de compra dos colaboradores, aumentar a atratividade e eficiência e contribuir para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia local.

Em Portugal, a Edenred tem mais de 500 mil utilizadores que efetuam diariamente transações numa rede de milhares de comerciantes afiliados, baseando a sua oferta em duas linhas de negócio: Benefícios para o Colaborador (Euroticket Refeição, Euroticket Creche, Euroticket Estudante e Euroticket Formação); Soluções complementares, como incentivos e recompensas (Cheques Automóvel e Compliments) e programas publico-sociais.