Para apoiar a reflorestação do Pinhal de Leiria, após os incêndios de 2017, que devastaram cerca de 80% da área, a Epson plantou cerca de 1.300 árvores. «A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e está na base de tudo o que fazemos», referiu Joan Escoté, corporate social responsability manager da Epson para Espanha e Portugal, acrescentando: «Num ano em que Lisboa será a European Green Capital, o compromisso individual e coletivo é mais importante do que nunca.»
Ao longo de um dia, toda a equipa da Epson de Portugal, com o apoio da Quercus e em parceria alguns clientes e parceiros, esteve focada na missão de ajudar na plantação de pinheiro-bravo, pinheiro-manso e outras espécies folhosas autóctones que têm sido já plantadas pela Quercus em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Tratou-se de uma iniciativa entre muitas outras que têm vindo a permitir que várias pessoas se juntem numa causa e apoiem na reflorestação do pinhal, criado pelo Rei D. Dinis, com cerca de 11.000 hectares.
Joan Escoté assinalou ainda: «Na Epson, estabelecemos a iniciativa Visão Ambiental 2050, um objetivo que criámos para lidar com as mudanças climáticas e no qual estamos a trabalhar. Queremos atingir este marco focando o nosso trabalho na proteção do clima e da biodiversidade, mas também na sustentabilidade e na economia circular, para que nossa estratégia seja mais completa.»
Como parte da visão corporativa para 2025, a empresa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, aproveitando ao máximo as tecnologias eficientes, compactas e precisas para reduzir o impacto ambiental de seus próprios produtos e serviços no seu ciclo de vida.
A empresa, de origem japonesa, acredita que é o seu dever promover estas estratégias na comunidade global e implementá-las. Juntamente com os seus clientes e os seus colaboradores, desenvolve e participa em programas que promovem a responsabilidade e a conscientização ambiental em diversas áreas, e adota um comportamento cívico ecológico, com tecnologia ecológica, comunicação ecológica e educação ecológica.
A Epson mantém o compromisso com a redução das emissões de GEE, de acordo com os objetivos estabelecidos com o acordo de Paris, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Além disso, continua a trabalhar fortemente para desenvolver produtos eco conscientes e soluções que as empresas possam adotar no seu dia-a-dia, como a tecnologia jato de tinta ou projetos educativos como o EDU2030 e o B-SEArcular.
Mais informações sobre a atividade de RSC da Epson no Relatório Integrado Não Financeiro, que destaca o progresso geral da empresa e as principais conquistas em desempenho ambiental, responsabilidade social e corporate governance (ver aqui).
Mais informações sobre a Epson e iniciativas ambientais, em The Green Choice, aqui.
A Epson
A Epson é uma empresa tecnológica global, focada em conectar pessoas, produtos e informação através das suas tecnologias originais, eficientes, compactas e de alta precisão. Com uma gama de produtos desde impressoras a jato de tinta e sistemas de impressão digital, até projetores 3LCD, smart glasses, sensores e robots industriais, procura impulsionar a inovação e superar as expectativas dos seus clientes em questões de injeção de tinta, comunicação visual, dispositivos wearable e robótica.
Liderado pela empresa japonesa Seiko Epson Corporation, o Grupo Epson conta com mais de 76.000 funcionários em 87 empresas em todo o mundo e orgulha-se da sua atual contribuição para com a comunidade em que opera e dos seus esforços contínuos para reduzir o impacto no meio ambiente.
A Epson Europe
A Epson Europe BV (ver aqui), com escritórios centrais em Amesterdão, é a sede regional do grupo para Europa, Médio Oriente, Rússia e África. Com 1.750 funcionários, as suas vendas para o ano fiscal de 2016 foram de 1,7 mil milhões de euros.