Software da PHC torna gestão mais eficiente na Sogrape

A Sogrape registou uma redução de 50% do trabalho administrativo na Grape Ideas, empresa do grupo dedicada ao turismo e ao retalho, cuja oferta principal recai sobre experiências de enoturismo com visitas guiadas e provas de vinho. No centro desse resultado está a automatização do negócio, integrado com software PHC.

Já há algum tempo que a empresa necessitava de melhorar a gestão diária de reservas e marcações de visitas, bem como de garantir a sua presença no canal on-line. Em conjunto com o parceiro PHC IPConsulting, a Grape Ideas conseguiu assim superar a complexidade inerente à gestão administrativa da sua atividade, desde o planeamento e da gestão das reservas nos centros de visitas até à integração de todo o ciclo operacional – reserva, faturação e respetivo pagamento. A necessidade de rever e modernizar o sistema foi mais um passo para a modernização da empresa, que detém conceituados centros de visita como as Caves Ferreira, as Caves Offley, as Caves Sandeman e a Quinta do Seixo, no Douro.

Carlos Alves, diretor de sistemas de informação da Sogrape, partilha: «Esta solução desenvolvida com a IPConsulting, parceira da PHC, trouxe essencialmente um suporte mais completo e eficiente para a nossa atividade, permitindo uma redução substancial de tempo em trabalho administrativo de aproximadamente 50%, o que demonstra os ganhos imediatos da transformação digital dos negócios.»

A solução implementada é composta por uma componente web integrada com o software de faturação PHC existente, algo que permite «uma gestão mais ágil e eficiente em todo o processo, permitindo aos colaboradores um foco ainda maior na satisfação e na qualidade das experiências que colocam à disposição dos visitantes», completa Carlos Alves. O software permite potenciar aos visitantes um planeamento confortável e moderno para as suas visitas, com vista a usufruirem de todo um conjunto de experiências que respiram requinte e tradição.

Rogério Canhoto, chief business officer (CBO) da PHC, salienta que «o software da PHC permite melhorar a gestão dos processos de negócio, algo que se tornou evidente no caso da Sogrape». E acrescenta: «A satisfação com a solução advém também da capacidade de personalização do software PHC, que se adapta ao negócio em questão, permitindo assim obter processos mais rápidos, melhor experiência do cliente e maior volume de vendas.»

Desde a década de 1960 que a Sogrape desenvolve a sua atividade de enoturismo, através da promoção dos vinhos, da história e das marcas Vinho do Porto e Vinhos do Douro. Fruto do conhecimento adquirido e do interesse manifestado pelos seus visitantes, desde 2013 também opera na área da gestão de turismo, com uma oferta diversificada de experiências de enoturismo, onde aposta na qualidade e no profissionalismo dos serviços disponíveis. Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é hoje um grupo de empresas e marcas com a ambição de proporcionar vinhos originais e intemporais – original legacy wines – para todos os momentos da vida. Da região do Douro, onde tudo começou há mais de 75 anos, chegou a todo mundo, e hoje produz vinho em Portugal, Espanha (Bodegas LAN), Argentina (Finca Flichman), Chile (Viña Los Boldos) e Nova Zelândia (Framingham), detendo mais de 1.500 hectares de vinhas. Com empresas de distribuição na Europa, na América, em África e na Ásia, faz chegar os seus vinhos de grandes marcas, do clássico Mateus Rosé ao aclamado Barca Velha, a mais de 120 países. A originalidade e intemporalidade da Sogrape resultam da dedicação de uma família alargada de pessoas que, lideradas por Fernando da Cunha Guedes, da terceira geração da família fundadora e presidente do grupo desde 2015, procura a excelência em todas as áreas para que o grupo seja uma referência no mundo do vinho.

A PHC Software é uma multinacional portuguesa, dedicada ao desenvolvimento de soluções de gestão. A sua missão é criar soluções de gestão que permitam que as empresas tenham liberdade para a mudança. Para isso, desenvolve software que se adapta às necessidades de cada utilizador e que procura assegurar a flexibilidade e a rapidez essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Fundada em 1989, conta com 200 colaboradores, em Lisboa, Porto, Madrid, Lima, Luanda e Maputo.