Solução de analytics da BI4ALL no Pestana Hotel Group

A solução de analytics da tecnológica BI4ALL tem ajudado a impulsionar o negócio do Pestana Hotel Group, o maior grupo internacional de origem portuguesa, que conta com 100 hotéis em 15 países distribuídos pela Europa, por África e pela América. Aquela solução permite retirar máximo partido dos dados gerados e possibilitam que a gestão se foque mais na análise e nos resultados.

De forma a dar resposta às dificuldades na gestão de dados que o Pestana Hotel Group sentia, foi implementada a solução da BI4ALL, com o objetivo de permitir ao grupo ter a informação mais agregada e estruturada. Tendo em conta o enorme crescimento nos últimos anos e fruto da própria atividade, o Pestana Hotel Group tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes e cada equipa trabalhava da sua forma e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões do mesmo conteúdo. O que, por sua vez, levava a que nas reuniões os intervenientes despendessem muito tempo para conciliar esses dados, e a eficácia acabava por se perder. Além disso, o facto de a informação estar dispersa conduzia a discrepâncias e havia insights que não existiam ou eram muito difíceis de obter.

André Vala, IT deputy director da BI4ALL, assinala: «Neste momento, as soluções de BI [business intelligence] são essenciais para a tomada de decisão ao nível da Comissão Executiva e também ao nível das direções superiores e intermédias. Não há praticamente nenhuma decisão que seja feita a nível executivo do ponto de vista operacional que não tenha como base dados que vêm da solução. O retorno em si foi imenso, porque as decisões são tomadas muito mais depressa e de forma muito mais informada do que conseguiam ser tomadas antes.»

Com a implementação da solução de analytics da BI4ALL, o Pestana Hotel Group passou a dispor de um único repositório de dados, o que lhe possibilita analisar mais informação e de forma mais rápida e ágil, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece, das diversas áreas do grupo. Hoje, a informação está consolidada e é atualizada diariamente em dashboards, que estão facilmente acessíveis à organização, permitindo assim que a gestão se foque mais na análise e nos resultados, do que na origem dos dados.

Atualmente, o grupo depara-se com mais informação e modelos de negócio, sendo importantíssimo obter os dados de forma concisa e consistente para todas as unidades e regiões.

Verónica Soares Franco, da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group, refere: «É possível, neste momento, cruzar dados diferentes vindo quer das operações, relativos a receitas, quer do restaurante, e também dados de satisfação do cliente. Portanto, permite-nos também ter muita flexibilidade nas propostas e nas decisões que tomamos, de forma a tornar a experiência do cliente cada vez melhor. A BI4ALL aporta o conhecimento técnico não só do sector de hotelaria, mas de outros sectores onde está presente, e isso é crítico para estarmos a par das tendências e do que de melhor se faz nesta área.»

Por sua vez, José Oliveira, chief executive officer (CEO) da BI4ALL, destaca: «As vantagens desta solução para o Pestana Hotel Group são o exemplo claro de como as soluções de data analytics acrescentam valor para as organizações e são de facto uma mais valia para o sucesso do negócio.»

De assinalar que a BI4ALL é especializada em serviços de consultoria com competências nas áreas de analytics, big data, data science, inteligência artificial, data visualizations, CPM e software engineering. Procura desde 2004 ajudar organizações de todas as dimensões a prosperarem e a melhorarem o funcionamento do seu negócio.