Uma coreografia na fábrica

Fazer um automóvel a cada 40 segundos requer uma coordenação precisa para que as peças que o compõem cheguem na altura certa. Cada automóvel é diferente do anterior e do seguinte, com variações como a cor, o motor, os assistentes e até a posição do volante. As portas são separadas da carroçaria na oficina de montagem e percorrem 1,4 quilómetros até serem novamente unidas.

Texto: Redação Human

 

Quando se pensamos numa coreografia, pode acontecer visualizar-se uma apresentação do Ballet Bolshoi, em Moscovo, ou da Royal Ballet School, em Londres. Só para dar dois exemplos. Mas há outras coreografias menos conhecidas, como aquela que é realizada 2.300 vezes por dia na fábrica da SEAT em Martorell, na Catalunha, com cada um dos veículos produzidos diariamente, a tempo e horas, a pedido dos clientes. É assim que soa a coreografia da fábrica.

 

O criador

Tudo começa quando um cliente configura o automóvel que quer comprar e realiza uma encomenda num dos concessionários nos mais de 80 países onde a SEAT opera. Desde o modelo, o motor, a cor, os assistentes, os acabamentos, os estofos… Milhares de encomendas personalizadas chegam todos os dias à fábrica, em Martorell. Juan Vivas, responsável pelo Departamento de Inbound, explica: «Tendo em conta as capacidades dos fornecedores e da fábrica, são definidos os automóveis a serem produzidos durante as quatro semanas seguintes e começam a ser fornecidas as peças necessárias. Esta planificação é depois trabalhada ao microdetalhe, à medida que a data se aproxima, assegurando que temos todas as peças necessárias e que a produção está equilibrada.»

 

A partitura

Após passar pela oficina de prensa, a estrutura do veículo é montada na oficina de carroçaria com um chip inserido. Este é o ADN do automóvel, onde se encontra a informação sobre o tipo de veículo, os seus acabamentos e todas as peças a serem montadas. A partir daqui, todos os materiais são sequenciados para que cheguem na hora certa.

 

Um timing perfeito

Uma vez nas oficinas de pintura e montagem, a instalação é feita ao longo de mais de dois quilómetros de linha e a vários níveis. As peças chegam à secção onde têm de ser presas ao automóvel precisamente no momento em que são necessárias. Desta forma, por exemplo, um Leon FR vermelho com condução à direita pode ser montado primeiro, e o carro seguinte será um Leon azul familiar com um tejadilho e condução à esquerda.  «Um dos aspetos mais surpreendentes para quem visita a nossa fábrica é que nenhuma série de automóveis é produzida da mesma maneira, cada viatura é diferente da anterior e da seguinte», afirma Juan Vivas, acrescentando: «O sistema just in time e a nossa flexibilidade permitem-nos adaptar às necessidades do cliente em qualquer momento.»

 

Os movimentos

Para facilitar a montagem de todas as partes, as portas são separadas da carroçaria e seguem outro percurso de 1,4 quilómetros numa secção elevada. Pouco a pouco, o automóvel ganha forma: dois quilómetros de cabos, o painel de instrumentos, o volante, a caixa de velocidades, o motor… Há 6.000 peças por automóvel, ou seja, mais de 16 milhões por dia entre todos os veículos produzidos.

 

Os artistas

6.600 funcionários estão encarregados de fazer fluir os movimentos nas linhas de montagem, para que o espetáculo de dança seja perfeito. É uma equipa treinada que trabalha numa linha cada vez mais ergonómica e eficiente. Luis Ródenas, supervisor de linha da oficina 10, assinala: «Os trabalhadores nem sempre estão na mesma posição. Os turnos mudam a cada duas horas, para não repetirem sempre os mesmos movimentos. Além disso, o Laboratório de Biomecânica SEAT estuda cada posição para torná-la mais ergonômica e facilitar o trabalho.»

 

A partitura da coreografia

São sete horas nas oficinas de montagem, com 6.600 funcionários dedicados à produção de automóveis em Martorell. Há ainda 2.000 robôs na fábrica, 6.000 peças por automóvel e 4.600 quilómetros percorridos todos os dias na linha de montagem de todos os automóveis. Todos os dias saem 2.300 novos automóveis de Martorell.

 

A empresa

A SEAT é a única companhia no seu sector com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, perto de exportando 80% dos seus veículos, estando presente em 80 países dos cinco continentes. Em 2018, a SEAT vendeu 517.600 automóveis, o maior registo nos seus 68 anos de história, resultando num lucro de 294 milhões depois de impostos e numa faturação recorde de 10 mil milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell. Neles, fabrica os bem-sucedidos Ibiza, Arona e Leon. Adicionalmente produz o modelo Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o seu primeiro veículo 100% elétrico, na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um centro técnico que se configura um núcleo de conhecimento que integra cerca de 1.000 engenheiros, que têm como objetivo impulsionar a inovação do maior investidor em I&D (investigação e desenvolvimento) de Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.

 

Um filme

A coreografia referida neste artigo pode ser vista aqui.