Promover o talento feminino no sector da tecnologia

O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, acaba de atribuir o «Prémio Jovem Aluna.pt» a Rita Polido, da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, pelo projeto «MustBeGreen», no âmbito da quinta edição do programa «Apps for Good», que teve lugar na passada sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O objetivo é promover o talento feminino no sector da tecnologia.

O projeto «MustBeGreen» consiste numa app que permite encontrar empresas de limpeza de terrenos florestais por forma a criar mecanismos de prevenção em caso de incêndio, reforçar a segurança das populações e dos seus bens e promover a substituição de árvores mais resistentes ao fogo.

Para Rita Polido, de 12 anos, o «Prémio Jovem Aluna.pt» é o resultado de muita dedicação ao projeto «MustBeGreen». «É um prémio muito importante para mim e espero que seja um incentivo para todos os alunos participarem no ‘Apps for Good’. Vou recordá-lo para sempre», afirmou Rita, que recebeu um computador de oferta.

Luísa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo do .PT, assinalou que este prémio reforça a estratégia de inclusão digital do .PT, que pretende incentivar a participação feminina não só no «Apps for Good» como também no mundo digital. E acrescentou: «O ‘Apps for Good’ é um projeto sobre desenvolvimento de competências digitais junto dos mais jovens e com o qual o .PT se identifica. Com a atribuição do ‘Prémio Jovem Aluna.pt’, pretendemos marcar a diferença e captar o interesse das jovens alunas pelas áreas da matemática, das ciências e das tecnologias de forma a aumentar no futuro o número de profissionais e líderes no feminino.»

Além de atribuir o «Prémio Jovem Aluna.pt» desde o ano passado, o .PT é ainda parceiro global da iniciativa desde 2016.

O «Apps for Good» é um programa educativo organizado pela CDI Portugal que visa a utilização da tecnologia pelos mais jovens, como forma de resolver problemas da sociedade através da criação de apps para smartphones ou tablets. Foi considerado uma das 100 iniciativas tecnológicas mais promissoras da Europa em 2018 pelo «Financial Times» e pela Google.

 

A Associação DNS.PT

A Associação DNS.PT tem como principal papel a gestão, a operação e a manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal – .pt –, ao cumprir para o efeito a lei, os princípios da transparência e publicidade, os respetivos estatutos e as melhores recomendações nacionais e internacionais a nível técnico, administrativo e estratégico que lhe sejam aplicáveis.