Depois da escolha do destino, como é que os portugueses preparam o seu período de descanso? Segundo dados do Observador Cetelem Férias, a reserva das férias parece não ser uma prioridade. 43% dos inquiridos admite não efetuar reservas, e para quem reserva as plataformas on-line são o meio preferido (26%), num aumento de 4% face ao ano passado.
Texto: Redação Human
O Observador Cetelem procurou saber como é que os portugueses reservam as suas férias, sendo que 43% afirmaram não ter este hábito. Contudo, entre os que fazem reservas, as plataformas on-line parecem ser o método mais utilizado, indicadas por 26% dos inquiridos (mais 4% do que em 2018, o que revela adesão dos portugueses às novas tecnologias).
De seguida surgem as agências de viagens com lojas físicas como a forma preferida de reservar as férias (11%), à frente das agências de arrendamento de alojamento (8%) e das agências de viagens on-line ou similares (7%).
Numa análise mais detalhada, é possível verificar que os inquiridos entre os 25 e os 34 anos de idade são os que mais referem as reservas on-line (39%), seguidos dos portugueses entre os 35 e os 44 anos (35%). Os resultados por região demonstram que os habitantes a sul são os que mais aderem à utilização das novas plataformas para reservar férias (32%); já os residentes na zona centro são os que mais continuam a preferir as agências de viagem (20%).
Como se deslocam os portugueses nas férias?
Quando questionados sobre o meio de transporte que pensam utilizar para chegar ao seu destino de férias, o carro foi o mais referido (70%), o que não é de estranhar tendo em conta que Portugal é o destino preferido para as férias de verão dos portugueses. Seguem-se o avião (29%), a autocaravana e o comboio, com dois pontos percentuais cada. Os métodos de deslocação menos preferido dos portugueses para as suas deslocações nas férias são o barco e o autocarro, ambos com 1%.
É entre os que têm 25 e os 34 anos de idade (43%) e os que residem na região centro (39%) que encontramos maior percentagem de inquiridos a escolher o avião enquanto meio de transporte, o que não é de estranhar uma vez que é entre estes inquiridos que se verifica maior intenção de férias no estrangeiro. Já o carro, vai ser o método de transporte mais utilizado para os nacionais entre 45 e 54 anos (75%) e na região norte (73%).
Parceiros e metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Férias 2019 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 6 e 16 de maio de 2019. Os dados apresentados no Observador Férias 2019 sobre as intenções de gastos, não podem ser comparados com os anos anteriores por motivos de reformulação nas perguntas e nas escalas utilizadas.
O Cetelem
Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Está presente em mais de 30 países de quatro continentes, empregando mais de 28 mil pessoas. Em Portugal conta com cerca de 700 colaboradores e serve mais de 1,3 milhões de clientes, estando presente em mais de 3.300 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas lojas da marca em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.