Accenture aposta na área de consultoria responsável

A Accenture está a investir na criação de uma sociedade mais inclusiva, justa e equitativa através do desenvolvimento e da implementação de uma estratégia de sustentabilidade visível na forma como se relaciona com os diferentes stakeholders.

A empresa reforça assim o seu compromisso com um modelo de consultoria responsável, baseado em três dimensões fundamentais (economia, sociedade e ambiente) e assente num modelo ético, tendo por base os «17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» (ODS) das Nações Unidas, revela o «Relatório de Sustentabilidade Empresarial de 2018 em Portugal».

A análise, alinhada com o contributo da Accenture para os ODS, foi também elaborada de acordo com as diretrizes do «Global Reporting Initiative» (GRI Standards), as orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC), que analisa a forma como a organização aporta valor para a sociedade em geral e por referência ao Decreto-lei 89/2017 de 28 de julho, no que respeita à divulgação de informações não financeiras e sobre a diversidade. Para o desenvolvimento deste relatório, a Accenture analisou o seu compromisso com clientes, acionistas, colaboradores, comunidade, inovação, ambiente e fornecedores, procurando sempre demonstrar o alinhamento entre a estratégia de negócio e a sustentabilidade empresarial.

Entre os clientes da Accenture encontram-se algumas das maiores empresas e organizações nacionais, em todos os sectores de atividade, e o modelo de consultoria responsável baseia-se na relação com os clientes em três fases. Uma primeira fase de valorização do compromisso e da contribuição para os ODS; uma segunda fase de identificação dos ODS, para os quais cada cliente pode contribuir face às soluções que a empresa oferece; e, por último, a mitigação dos riscos da transformação digital e contribuição para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do mundo.

José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal, referiu: «Na Accenture Portugal, queremos ser parte ativa do paradigma de mudança empresarial, tornando-nos nós próprios mais responsáveis e sustentáveis, e ajudando os nossos clientes a transformar os seus negócios nesse sentido. Este é o nosso desafio na nova economia digital: alinhar os nossos projetos com os objetivos de responsabilidade do cliente, através da promoção de iniciativas que minimizem os riscos da transformação digital e contribuam para o desenvolvimento social. Procuramos ser não só uma empresa que gera mais valor mas com mais valores.»

A Accenture Portugal tem acompanhado a estratégia e a aposta global da empresa, que consiste na aceleração da jornada de transformação digital para o «Novo», trabalhando na interseção entre negócio e tecnologia para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a gerar valor sustentável para os stakeholders.

A aposta da Accenture numa consultoria responsável, aliada à promoção de uma forte política de sustentabilidade empresarial, reflete-se em diversos reconhecimentos obtidos a nível global: primeiro lugar do «Thomson Reuters & Inclusion Index», primeiro lugar do «Barron’s Most Sustainable International Companies», «Ethisphere’s World’s Most Ethical Companies», entre outras distinções.

A Accenture é uma organização global de serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. Através da combinação de uma experiência ímpar e de uma forte especialização em mais de 40 indústrias e em todas as funções de negócio – suportada pela maior rede de delivery do mundo –, trabalha na interseção entre negócio e tecnologia para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a gerar valor sustentável para os stakeholders. Com aproximadamente 482 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, utiliza a inovação para melhorar a forma como o mundo trabalha e vive.