Uma marca 100% produzida em Portugal integra no seu fabrico um bolso com tecido capulana, moçambicano. Em cada modelo de t-shirt há um nome com um significado especial, escrito em changana, um dialeto moçambicano.
Texto: Redação Human
Acaba de nascer a MOZ, após o regresso de Francisca Ferreira (na foto), 23 anos, da sua viagem de voluntariado a Moçambique. A MOZ é uma marca 100% produzida em Portugal e que integra no seu fabrico um bolso com tecido capulana, moçambicano, e em que cada modelo de t-shirt tem um nome com um significado especial, escrito em changana, um dialeto moçambicano.
É Francisca que conta: «Ao longo do tempo em que estive em Moçambique, percebi que podemos fazer a diferença com pequenos gestos. Comprar a fruta a um vendedor ambulante, oferecer um rebuçado a uma criança, aproximarmo-nos das pessoas e às vezes apenas esboçar um sorriso são apenas gestos. Talvez porque não quero desligar-me daquele país que tanto me marcou … O que poderia, eu, devolver àquele país pelo tanto que me deu em tão pouco tempo? Enchi as malas de capulanas como se fossem elas o símbolo e a continuidade dos laços criados. As ideias começaram a surgir. Por que não utilizar as capulanas em peças de roupa, vendê-las e doar uma quantia para uma instituição em Moçambique? E assim foi. Durante a minha estadia em Moçambique tinha conhecido a Casa do Gaiato. É com eles que vamos colaborar.»
A Francisca desafiou então o namorado, Luís Magalhães (na foto), a juntar-se a ela e a desenvolver, em paralelo com as atividades profissionais de cada um esta t-shirt solidária que quer fazer a diferença.
«Os meus contactos com Moçambique foram praticamente todos através da Francisca, que me cativou e alertou para as oportunidades e necessidades que o país tem», partilha Luís, acrescentando: «Achei interessante o desafio de criarmos o nosso próprio negócio, de raiz, e ao mesmo tempo poder aplicar os conhecimentos que adquiri enquanto estudante de gestão e finanças numa situação de negócio real.»
A Francisca é do Porto e vive atualmente em Lisboa. Estudou arquitetura na Universidade de Évora e está a terminar a tese de mestrado. Durante os últimos seis anos viveu em cinco cidades: Évora (Portugal), Granada (Espanha), Bialystok (Polónia), Maputo (Moçambique) e Lisboa (Portugal). Sempre com idas e vindas ao Porto e a Viana do Castelo, onde volta para os encontros de família.
Oito modelos
A Moz tem oito modelos de t-shirt:
– Hina – Nós (t-shirt preta)
– Moya – Ar (t-shirt preta)
– Kanela – Falar (t-shirt cinzenta)
– Kanimambo – Obrigado (t-shirt cinzenta)
– Auxene – Bom dia (t-shirt bordeaux)
– Búku – Livro (t-shirts branca e bordeaux)
– Ni Khalé – Estou bem (t-shirt branca)
– Nhica – Dar (t-shirt branca)