No Alentejo
Symington tem o seu primeiro projeto vínico fora do Douro

A Symington lançou os vinhos da Quinta da Fonte Souto, no Alentejo. Trata-se de uma propriedade localizada nas encostas da Serra de São Mamede, em Portalegre, e que conta com 42 hectares de vinha.

Texto: Redação Human

 

Após cinco gerações em Portugal, a Symington Family Estates acaba de apresentar os seus primeiros vinhos produzidos fora da região do Douro. A empresa familiar deu a conhecer a Quinta da Fonte Souto – o novo projeto vínico localizado na sub-região de Portalegre, no Alentejo. A propriedade, localizada nas encostas da Serra de São Mamede e que conta com 207 hectares (dos quais 42 hectares são de vinha), foi adquirida pela Symington em 2017.

A gama de cinco vinhos lançada – e que é composta pelo porta-estandarte Vinha do Souto tinto e pelo Quinta da Fonte Souto e o Florão, ambos em opções tinto e branco – será inicialmente comercializada em Portugal, com pequenas quantidades a serem disponibilizadas noutros mercados. O objetivo do projeto Quinta da Fonte Souto – cujo claim se foca em vinhos com «um outro vagar» – é o de produzir uma gama distintiva que exiba o melhor de Portalegre, do Alentejo e de Portugal. É um projeto de longo prazo que permite trilhar caminhos e quer colocar no mapa dos amantes de vinho (de Portugal e de todo o mundo) o terroir único desta sub-região.

Rupert Symington, ‘chief executive officer’ (CEO) da Symington Family Estates, comenta: «Esta incrível propriedade possui muitas caraterísticas apelativas para a nossa família. Com as suas cotas mais elevadas, tem um microclima mais fresco e húmido do que a quente planície alentejana, e os seus solos menos férteis originam produções mais baixas de uvas de excelente qualidade. Ambos os fatores fazem com que seja o local ideal, dada a nossa longa experiência nas condições desafiantes do Douro.»

O responsável afirma ainda que teria sempre de ser algo de «muito especial» que fizesse a família dar os primeiros passos para além da região do Douro. «Na Quinta da Fonte Souto, julgamos ter encontrado todas as condições que procurávamos. Esta propriedade apresenta um potencial vínico fantástico e abre um novo e estimulante capítulo na história da nossa família. Acreditamos poder produzir vinhos realmente especiais e únicos a partir destas vinhas.»