Sexta geração

Opel Corsa liga-se à eletricidade

A Opel iniciou o processo de eletrificação dos seus produtos. Com a nova geração Corsa, a sexta, a marca alemã disponibiliza pela primeira vez uma versão elétrica a bateria, com autonomia de 330 quilómetros (valor provisório WLTP). A Opel selecionou o seu modelo mais popular para finalmente retirar a mobilidade elétrica da atual existência de nicho. O Opel Corsa é um absoluto best seller, do qual já foram produzidos 13,6 milhões de unidades. O Corsa deu mobilidade a milhões de pessoas; agora, proporciona-lhes acesso a condução sem emissões. Os livros de encomendas da sexta geração Corsa abrem dentro de poucas semanas, começando com o Corsa-e, seguido das variantes a diesel e a gasolina.

Texto: Redação Human

 

A Opel produz automóveis há 120 anos e mereceu, desde sempre, a reputação de tornar a tecnologia acessível a uma vasta base de consumidores. O novo Corsa-e está dotado da mais avançada tecnologia em mobilidade elétrica. Este Corsa de cinco lugares foi concebido a pensar na utilização do dia-a-dia, tendo uma autonomia de 330 quilómetros (km) de acordo com a norma WLTP (dados preliminares determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP, sendo que a homologação e o certificado de conformidade ainda não estão disponíveis, ou seja, os valores preliminares podem diferir dos dados constantes na homologação final).

A bateria de 50 kWh pode receber carga rápida, atingindo 80% da sua capacidade em 30 minutos. O Corsa-e está preparado para todas as opções de recarregamento (através de cabo, posto de parede – wallbox –) e carga rápida) e a bateria possui cobertura de garantia de oito anos. O estado de carga pode ser consultado através da aplicação «MyOpel», com o objetivo de facultar controlo sobre horários e custos de recarregamento.

A autonomia do Corsa-e pode ser ajustada pelo condutor graças a três modos de condução: Normal, Eco e Sport. O modo Sport modifica a resposta do sistema para tornar o Corsa-e ainda mais dinâmico, mesmo que isso represente uma perda pouco significativa de autonomia. No modo Eco, o novo elétrico da Opel transforma-se num «corredor de fundo» sem que isso se reflita de forma muito sensível no conforto.

O Corsa-e alia a utilização sem emissões a uma condução dinâmica. Com 136 cavalos (cv) de potência (100 kW) e 260 Nm de binário instantâneo, destaca-se pela capacidade de resposta, pela agilidade e pelas performances. O Corsa-e acelera de zero a 50 km/ hora (h) em 2,8 segundos e atinge os 100 km/h em 8,1 segundos, colocando-se ao nível de um modelo desportivo.

O novo Opel Corsa-e é também um automóvel de design atraente, com aparência dinâmica graças a dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores. Com um comprimento total de 4,06 metros, permanece um «cinco lugares» ágil e prático. A linha do tejadilho, ao estilo coupé, é 48 milímetros (mm) mais baixa do que o modelo anterior, sem que isso afete o espaço em altura no habitáculo. O condutor senta-se num plano mais baixo (redução de 28 mm). O comportamento dinâmico beneficia largamente do centro de gravidade mais baixo, com resposta melhorada e condução mais divertida.

O habitáculo moderno, com tablier completamente digitalizado, pode receber bancos forrados a couro.

 

Faróis de matriz de LED IntelliLux, alerta de ângulo cego e sensores de flanco

O Opel Corsa-e faz a estreia de diversos sistemas de assistência à condução que só se encontram em segmentos de mercado superiores. Entre estes estão os faróis adaptativos de matriz de LED, que surgem no segmento dos «sub-compactos» pela primeira vez. Os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, de nova geração, adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego.

Os dispositivos avançados de apoio à condução representam uma clara mais-valia em segurança. Com a nova câmara dianteira, o reconhecimento de sinais de trânsito deteta informação adicional como sinais de LED. O limite de velocidade é mostrado no painel de instrumentos.

O novo Opel elétrico pode ser também equipado com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco, os quais se estreiam neste modelo.

Estão igualmente disponíveis o sistema de alerta de ângulo cego e uma variedade de assistentes ao estacionamento.

 

Sistemas multimedia com serviço telemático «Opel Connect»

Os novos sistemas de informação e entretenimento do Corsa-e garantem plena conectividade com o exterior. O Multimedia Navi, com ecrã tátil de sete polegadas, e o topo de gama Multimedia Navi Pro, com ecrã tátil de 10 polegadas, também oferecem os novos serviços telemáticos «Opel Connect», com funções como navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como ligação direta a assistência em viagem e chamada de emergência.

Scroll to Top