Medidas de sustentabilidade a implementar até 2021

Zippy elimina 1,7 milhões de sacos de plástico

A Zippy deu início a um projeto interno de sustentabilidade, no sentido de eliminar gradualmente o uso de plástico até 2021. A informação foi revelada ontem, 22, «Dia Mundial da Terra».

Texto: Redação Human

 

No sentido de contribuir para um mundo mais sustentável, a Zippy vai implementar de forma faseada um conjunto alargado de medidas nas suas lojas, de norte a sul do país, até 2021.

Uma das primeiras medidas consiste na substituição dos sacos e envelopes de plástico atualmente utilizados no vestuário (em média, a marca utiliza cerca de 1,7 milhões de unidades por ano) por sacos e envelopes de papel reciclado. Esta medida, em particular, começou a ser implementada no final de 2018 e ocorrerá de forma faseada e gradual, até esgotar o stock atual de sacos e envelopes de plástico na rede de lojas Zippy.

Nos produtos em que a eliminação total do plástico não for possível, como são exemplo os sacos para artigos de maior volume e as garrafas de água, a marca vai optar por alternativas mais amigas do ambiente, com soluções em que mistura plástico reciclado na sua composição. Para além destas iniciativas, a Zippy já disponibiliza sacos de pano reutilizáveis, que os clientes podem usar nas suas visitas às lojas.

Ainda como medidas de sustentabilidade, a Zippy irá gradualmente abolir os balões de plástico oferecidos aos clientes, bem como substituir o papel utilizado por papel totalmente reciclado, por exemplo nas caixas de presente.

Para além das suas próprias iniciativas, faz parte dos objetivos da Zippy atuar junto dos seus parceiros e fornecedores no sentido de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis, reduzindo ao máximo a utilização do plástico no embalamento e no envio de mercadorias.

Joana Ribeiro da Silva, administradora da Zippy, afirmou: «As empresas devem dar o exemplo e contribuir para a adoção de comportamentos mais responsáveis. A Zippy tem vindo a adotar iniciativas que promovem a melhoria da pegada ecológica e a maior consciencialização dos consumidores.»

A preocupação da Zippy com a sua sustentabilidade passa também pela melhoria da eficiência energética, procurando otimizar os consumos de energia das suas lojas. Nesse sentido, promoveu o projeto «Plano de Poupança Energética», que implicou a monitorização em tempo real do consumo das lojas, a introdução de alterações nos procedimentos e comportamentos dos colaboradores em loja e a renovação da iluminação de lojas para tecnologia LED. Com este projeto, em 2017 a Zippy conseguiu reduzir em 13% o consumo energético em base comparável.

A Zippy é uma marca portuguesa com mais de duas décadas de experiência consolidada no sector do retalho Fundada em 1996, no Porto, beneficia do reconhecido know-how especializado da indústria têxtil portuguesa no norte de Portugal. O nseu ADN é otimista. Nela vê-se a vida de forma descontraída e descomplicada. Tudo se resume a um espírito prático aliado a um design funcional e acessível. Veste bebés e crianças que veem os dias repletos de possibilidades e que procuram aproveitar ao máximo cada momento e oportunidade. Um lugar onde cada membro da família é convidado. Os seus produtos estão disponíveis em mais de 40 países por todo o mundo, e continua a crescer cheia de confiança.

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