Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)
Destaques da décima edição

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) chega à sua décima edição, que vai decorrer entre 15 e 22 de maio. Divulgou na passada semana a sua programação.

Texto: Redação Human

 

Para comemorar uma década de resistência a exibir apenas títulos de língua portuguesa, o festival está ampliando os seus espaços: para além do tradicional Cinema São Jorge e da retomada da parceria com o Instituto Cervantes, o Fórum Lisboa (na Avenida de Roma) servirá de base para a sessão de abertura e o Cinema City Alvalade acolherá a totalidade das sessões competitivas do FESTin.

Entre curtas e longas-metragens, serão exibidos 45 filmes na nova edição. O Brasil, que há alguns anos conta com uma produção excecional em termos de quantidade e qualidade, fornecerá os seis títulos da competição de ficção.

Na mostra competitiva e dentro da vastidão da produção atual, os mais variados formatos estéticos e temáticos surgem em filmes como «Aos Teus Olhos», obra de Carolina Jabor escolhida para a abrir o festival e que aborda de forma eletrizante um tema crucial: o linchamento público através das suspeitas, de assédio sexual, neste caso, espalhadas através de aplicativos e redes sociais.

Em «Ferrugem» estas surgem utilizadas pelos adolescentes e o drama intenso de Aly Muritiba («Para a Minha Amada Morta»), estreada em Sundance, relata uma tragédia causada por esse uso. Dramas mais intimistas surgem em «Unicórnio», selecionado para o Festival de Berlim, «Boni Bonita», «Todas as Canções de Amor» e «O Olho e a Faca» – filmes marcados pela maturidade técnica e pelo afastamento dos mecanismos narrativos mais convencionais.

A competição de documentários traz filmes das mais diversas proveniências lusófonas: o angolano «Início do Fim» narra a realidade da imprensa e da democracia após as eleições do país em 1992, enquanto a coprodução entre Portugal e Cabo Verde «Tarrafal – Dez Pancadas no Carril» aborda a representação emblemática da repressão salazarista; «Missão 115» reconstrói um atentado à bomba que tentava frustrar a democratização do Brasil, em 1981.

Num outro enfoque, as problemáticas do universo feminino surgem em três obras muito diferentes: o português «Marias da Sé» capta um grupo especial de mulheres no meio de turistas e frequentadores da Sé do Porto, «Saudade Mundão» narra as desigualdades sociais acompanhando cinco detidas do presídio de Franca, no Brasil, enquanto em «Lusófonas» quatro países (Angola, Moçambique, Portugal e Brasil) são unidos por representantes das diferentes realidades. Mais intimista, «O Incerto Lugar do Desejo» mostra uma mulher que analisa o papel deste item na sua vida. De Moçambique chega ainda «O Menino Escritor», a história de uma criança que ganha dinheiro nas ruas a memorizar livros.

Fora da competição, o universo indígena é o foco de «Ex-Pajé», obra de Luiz Bolognesi estreada no Festival de Berlim, enquanto «Karingana – Licença para Contar» é um belo ensaio que reuniu a cantora brasileira Maria Bethânia e os escritores Mia Couto, moçambicano, e José Eduardo Agualusa, angolano.

Outras seções incluem a competição de curtas-metragens, a mostra do cinema brasileiro, o FESTin+ para a terceira idade e a Mostra Latim – a Língua em Movimento.

Entre as atividades paralelas, os destaques serão a masterclass da argumentista Júlia Priolli, atualmente analista de projetos do canal Fox Brasil, e a mesa redonda sobre coprodução audiovisual entre países da língua portuguesa.

O FESTin é organizado pela ASCULP – Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa e realizado pela Padrão Actual, em coprodução com Producers NGM Produções e Promoções, tendo uma parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa.

Pela primeira vez, o FESTin conta com o financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, fundo audiovisual brasileiro gerido pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e pela Secretaria do Audiovisual/ Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania do Brasil.