Porto Business School com nova Direção

A Porto Business School anunciou a sua nova Direção, nomeada pelo Conselho Geral e de Supervisão, para os próximos quatro anos e que inicia funções com efeito imediato. À equipa que constituía a direção anterior (Ramon O’Callaghan e Patrícia Teixeira Lopes) junta-se agora João Porto, diretor de marketing e vendas da Escola de Negócios da Universidade do Porto.

Para os próximos quatro anos, a estratégia da Porto Business School vai focar-se em seis direções estratégicas, conforme um documento da instituição:

«1. Qualidade: A Porto Business School terá uma abordagem 360º de qualidade total, na experiência académica (programas, docentes, alunos), bem como qualidade total na experiência de cliente.»

«2. Impacto: A Porto Business School fará contribuições positivas no nível individual (impacto no crescimento pessoal e progressão na carreira), no nível organizacional (impacto na transformação/ melhoria organizacional) e no nível social (impacto na comunidade, ex-alunos, ecossistema regional e outros partes interessadas).»
«3. Crescimento: A Porto Business School crescerá e gerará mais valor para investir na melhoria da qualidade, da exclusividade e da reputação da escola.»

«4. Internacionalização: A Porto Business School alcançará mais reconhecimento internacional atraindo e recrutando mais estudantes internacionais, recrutando professores internacionais, fornecendo experiências educacionais internacionais, tendo programas de intercâmbio internacional, oferecendo mais programas em inglês e desenvolvendo parcerias internacionais.»

«5. Inovação: A Porto Business School vai diferenciar-se e posicionar-se como líder em inovação empresarial. Através do seu Centro de Inovação Empresarial, a escola pretende ser reconhecida como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo e um ator fundamental dentro da Universidade do Porto e do ecossistema regional de inovação.»

«6. Sustentabilidade: A Porto Business School manterá altos padrões de ética, sustentabilidade e responsabilidade social e integrá-los-á nas metas e nos objetivos de aprendizagem de seus programas. Também reduzirá sua pegada ambiental, reduzindo o consumo de eletricidade, gás, água, papel e plástico (recorde-se que o campus desta escola de negócios da Universidade do Porto é o primeiro de uma instituição de ensino, em Portugal, com certificação ‘LEED Gold’).»

Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, referiu: «Acredito que temos uma equipa muito bem preparada para enfrentar os desafios do ensino e das empresas. Queremos continuar a ser a primeira escolha dos que não têm medo de arriscar nem temem as mudanças.»

A Porto Business School pretende conservar o espírito de instituição de portas abertas e continuar a apostar em programas diferenciadores, dinâmicos e com uma forte componente prática que permita formar a próxima geração de líderes da economia global. Neste sentido, a proximidade com as empresas terá um papel chave.

O responsável referiu ainda: «Estes são objetivos ambiciosos. Porém, olhando para o horizonte, esperamos que os próximos quatro anos sejam pelo menos tão bem-sucedidos, se não mesmo mais, como os últimos quatro. Para conseguir fazer acontecer a mudança, vamos trabalhar lado a lado com os nossos stakeholders. Vamos continuar a fazer a diferença na vida dos nossos alunos, das organizações nossas clientes e parceiras e da sociedade em geral.»

No mandato anterior, a Direção foi responsável pela definição e pelo início de uma rota bem traçada, com o investimento na modernização tecnológica do edifício da instituição, tornando-o cada vez mais sustentável e amigo do ambiente; abriu a oferta formativa de programas internacionais, tanto a nível dos docentes quanto dos alunos, contando agora com uma rede de mais de 8.000 alumni, de 28 nacionalidades; desenvolveu a sua network e a sua rede de influência junto do mercado e das empresas e iniciou a escalada para se tornar uma referência entre as escolas de negócio portuguesas e estrangeiras.

A subida de posição da Porto Business School em diversos rankings internacionais comprova o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e a qualidade da sua oferta formativa. Com uma presença constante nos rankings do «Financial Times» desde 2011, para além de figurar no top da formação para executivos na Europa, a Porto Business School é considerada a melhor escola em Portugal, na categoria «Partner Schools» (que avalia a qualidade dos programas realizados em parceria com outras escolas de negócios). As parcerias internacionais com escolas de negócios de classe mundial (Berkeley, Cornell, IE, IMD, London Business School) são reflexo desta realidade. De acordo com o ranking Eduniversal, constituído pela escolha de deans de 1.000 escolas de negócios no mundo inteiro, a Porto Business School está no topo das escolhas entre as escolas de gestão em Portugal.