Falta de profissionais da proteção de dados leva a novas formações

A DPO Consulting, consultora portuguesa especializada em privacidade, proteção de dados e segurança da Informação, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), lançou duas novas edições do seu programa de formação em data protection officers (DPO ou encarregados de proteção de dados), o DPO PRO.

Após o sucesso das primeiras edições, tanto no Porto como em Lisboa, há agora mais duas edições destas formações. A nona terá início já no próximo dia 22 de março no Porto, na sede da AEP em Leça da Palmeira, e a quarta em Lisboa no dia 25 de março, no IAPMEI, no Lumiar.

Estima-se que, em toda a Europa, faltam mais de 35 mil especialistas em proteção de dados. O programa DPO PRO é uma formação com o selo de qualidade da AEP e da DPO Consulting que visa preparar e legitimar os responsáveis de proteção de dados do futuro. Entre alguns clientes, entidades e marcas de referência que já realizaram estas formações com sucesso e atestam a qualidade das mesmas enquanto oportunidade de crescimento e carreira profissional destacam-se: Salvador Caetano, Auchan, Parfois, Câmara Municipal da Maia ou a Câmara Municipal de Matosinhos.

Elsa Veloso, advogada, certified information privacy professional para a Europa, fundadora e chief executive officer (CEO) da DPO Consulting, assinalou: «A opção por um responsável da proteção de dados externo devidamente qualificado, conhecedor do RGPD e das metodologias, inteirado das orientações europeias sobre as melhores práticas em matéria de proteção de dados, traz às organizações um acervo de vantagens que são inquestionáveis.» Lançou ainda o alerta para a necessidade urgente da implementação de uma legislação nacional sobre a proteção de dados: «Parece pouco compreensível que, tendo o Estado tido dois anos para estudar e preparar a legislação, não tenha considerado como prioritária a questão da proteção de dados. Com ou sem legislação de concretização, primordial é também que as organizações procurem aconselhamento e apoio especializado junto de quem pode informar e aconselhar com pleno conhecimento de causa, na lei, nos conceitos ou nas diversas orientações que existem em matéria de proteção de dados.»

Mais informações sobre o programa DPO PRO aqui.

Vídeo DPO PRO abaixo.

Posted by DPO Consulting on Tuesday, 28 August 2018