Sonae Capital lidera ranking de igualdade de género na administração das empresas

A Sonae Capital lidera o ranking «Leading Together», que avalia a igualdade de género nos quadros de administração das empresas do PSI-20. A iniciativa promovida pela INSEAD Alumni Association em parceria com a consultora McKinsey & Company e com a Nova Shool of Business and Economics coloca a Sonae Capital como a empresa cotada em Portugal onde existe maior promoção de mulheres em posições de liderança.

A análise realça que a Sonae Capital tem duas mulheres no Conselho de Administração, Ivone Pinho Teixeira e Cláudia Azevedo, sendo que na Comissão Executiva, composta por dois elementos, há uma igualdade de género e de ocupação, com Ivone Teixeira a assumir o cargo de CFO (chief financial officer).

Miguel Gil Mata (na foto), CEO da Sonae Capital, afirma: «Debater a importância de lideranças equilibradas em termos de género é um dever das empresas, e na Sonae Capital temos esse desígnio bem presente no quotidiano e nos vetores que norteiam a nossa atividade. Privilegiamos a competência, independentemente do género, da raça, do credo ou de qualquer outra caraterística, e trabalhamos para que o facto de existirem várias mulheres em posições de liderança seja algo natural, meramente o resultado da sua evolução dentro da organização, dos seus méritos, das suas competências”.

Já Ivone Pinho Teixeira, a CFO, realça: «O talento não tem género, há bons talentos em todo o lado, e temos consciência de que na Sonae Capital há muitos. O que nos enche de orgulho é ver as nossas pessoas crescerem e serem referência naquilo que fazem. É termos líderes e saber que conseguimos gerar novos líderes, que retiram todos os benefícios de um modelo de gestão de talento assente na meritocracia e na paixão pela criação de valor sustentável. É este caminho que vamos continuar a trilhar e a que este prémio vem dar mais força.»

Scroll to Top