Biografias de grandes figuras da cultura portuguesa contemporânea
De Amália a Cardoso Pires

Um projeto da editora Contraponto coloca romancistas a escrever sobre figuras como Amália Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Herberto Helder, Manoel de Oliveira e Natália Correia.

Texto: Redação Human

 

Neste início de 2019 a editora Contraponto deu início à publicação de uma coleção de biografias de grandes figuras da cultura portuguesa contemporânea, projeto editorial que dá a conhecer em profundidade personalidades extraordinárias dos séculos XX e XXI, como Amália Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Herberto Helder, Manoel de Oliveira e Natália Correia.

No passado dia quatro, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a coleção foi apresentada aos media, num evento que contou com a presença dos autores das primeiras seis biografias, do editor da Contraponto, Rui Couceiro, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O aspeto que mais distingue este projeto é o facto de as biografias – tirando uma das seis – serem da autoria de ficcionistas. O sociólogo João Pedro George, autor da bastante elogiada biografia de Luiz Pacheco, é a exceção.

A primeira das seis biografias é sobre Agustina Bessa-Luís (n. 1922), sendo a autor a Isabel Rio Novo. «Procurámos retratos completos, rigorosos e muito bem escritos destas personalidades», explicou Rui Couceiro. Filipa Melo vai escrever a biografia da fadista Amália Rodrigues (1920-1999), Bruno Vieira Amaral a do escritor José Cardoso Pires (1925-1998), João Pedro George a do poeta Herberto Hélder (1930-2015), Paulo José Miranda a do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) e Filipa Martins a da poetisa Natália Correia (1923-1993).

 

Nota: foto de Mário Santos/ Contraponto