Arquitetar a colaboração

Paulo Nunes de Abreu publicou recentemente um livro intitulado «Arquitectar a Colaboração: facilitar grupos e liderar pela facilitação». Trata-se do segundo volume de um projeto editorial do autor, depois do livro «Arquitectar a Colaboração: 5 passos para uma liderança facilitadora».

Neste segundo volume, Paulo Nunes de Abreu procura apresentar uma visão abrangente do conhecimento em facilitação de grupos, para o leitor saber onde aprofundar. A partir das tabelas-resumo e das várias checklists, é possível diagnosticar as necessidades complementares e refletir sobre a própria prática, reforçando-a com os conceitos teóricos apresentados no livro.

Quanto ao primeiro volume, destina-se a líderes que adotam comportamentos facilitadores e envolvem cada vez mais os seus colaboradores na resolução conjunta de problemas e na tomada de decisão. Aplicando os princípios de facilitação de grupos nas organizações que dirigem, estes poderão tornar-se líderes facilitadores, o que o autor considera «a verdadeira essência de um arquiteto de colaboração».

Mais informações sobre os livros aqui.

De assinalar que Paulo Nunes de Abreu define-se como «um arquiteto da colaboração», referindo que o seu «conjunto de habilidades únicas é forjado ao longo de mais de 25 anos de experiência de trabalho em vários cargos de alta gerência executiva em diferentes tipos de organizações e funções, desde a psicologia organizacional até ao gerenciamento estratégico». Criou uma plataforma onde trabalha «com gestores, formadores, professores e facilitadores de grupo interessados ​​em alcançar resultados extraordinários através da gestão participada e na criação de alianças estratégicas».