Um dos melhores restaurantes de harmonização com vinho do Porto
Barão Fladgate distinguido

O restaurante Barão Fladgate, integrado nas caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, foi um dos distinguidos na décima edição do «Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto». O espaço está agora a preparar a celebração do Natal e da Passagem de Ano, com menus exclusivamente desenhados para a época festiva.

Texto: Redação Human

 

O ano termina com boas notícias para o Barão Fladgate. O restaurante das caves Taylor’s, em pleno centro histórico de Vila Nova de Gaia, foi um dos distinguidos com o «Diploma de Ouro» na categoria «Gastronómico/ Fine Dining» da décima edição do «Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto» (ver aqui).

Integrado numa das mais reputadas casas de vinho do Porto, o Barão Fladgate é um verdadeiro elogio ao néctar dos deuses. Numa relação equilibrada de harmonias e contrastes, as propostas gastronómicas são pensadas ao detalhe para salientar as características e as sensações do vinho, elevando a experiência. Com uma vista panorâmica sobre o Rio Douro e a cidade do Porto, o restaurante oferece um ambiente descontraído e confortável, ideal para famílias e grupos.

Por isso, veste-se de gala para as celebrações de fim de ano, com menus especialmente desenhados para o Natal e a Passagem de Ano. No dia 25 de dezembro, o restaurante abre portas para oferecer uma experiência de sabores inspirados na tradição da quadra. Como entrada, a sugestão é um creme de castanha de Trás os Montes, repolgas e queijo de cabra braseado. Nos pratos principais, os paladares da tradição, polvo no forno com esmagada de batata e pimentos, grelos salteados em azeite virgem extra, chips de alho, ovo e azeitona preta e barriga de borrego, rebentos de brócolos, nabo sueco, cremoso de cenoura e trufa negra e molho de vinho do Porto. O final serve-se em tons doces e quentes, com mini rabanada com Taylor’s Late Bottled Vintage, gelado de queijo da serra, leite creme caramelizado e citrinos.

O menu de dia de Natal tem o valor de 65 euros por pessoa, com seleção de vinhos e bebidas incluídas. As crianças até aos quatro anos são convidadas do restaurante e dos cinco aos 11 beneficiam de uma redução de 50%.

A Passagem de Ano é já uma celebração de longa data no Barão Fladgate. Com um autêntico banquete de irresistíveis sabores, prolonga-se pela noite dentro ao som de um DJ convidado.

O desfile gastronómico inicia-se com um cocktail de boas-vindas e canapés. Segue-se um menu de cinco pratos, em dueto perfeito com uma seleção especial de vinhos, acompanhados pelos sofisticados acordes da música ao vivo. O jantar começa com duas entradas, lagosta com molho de soja e maçã Bravo Esmolfe, atum, couve-flor fumada e cogumelos chanterelle e foie gras com ameixa de Elvas, vinho do Porto Taylor’s 10 anos, castanha de Trás-os-Montes e tupinambo. Nos pratos principais, a experiência prolonga-se entre robalo, carabineiro do Algarve, salva, alga wakame e pastinaga e vitelão maronês, com batata-doce roxa, cebolinhas em vinho do Porto, cenouras baby sobre ervilha trufada e trompetas. Para o grande final, o incontornável pudim Abade de Priscos, citrinos, vinho do Porto Taylor’s e sorvete de yuzu.

À meia-noite serve-se o espumante para brindar ao novo ano e o festim continua com bar aberto e um buffet reconfortante de petiscos. A festa de Passagem de Ano no Barão Fladgate tem o custo de 190 euros, com bebidas incluídas. As crianças até aos quatro anos são convidadas do restaurante e dos cinco aos 12 anos têm uma redução de 50%.