Exposição de artistas contemporâneos internacionais
Chiado8 recebe «Back in Five»

Uma exposição de entrada gratuita, no Espaço Chiado8, em Lisboa, reúne 18 artistas internacionais. Até 11 de janeiro.

Texto: Redação Human

 

O Grupo Fidelidade apresenta uma exposição com obras de 18 artistas contemporâneos internacionais que tem como curador Bruno Marchand. As peças apelam à reflexão sobre questões de ausência, de recusa e de (aparente) falta de substância, confrontando o público com o poder subversivo que a fuga e a negação transportam consigo.

Sendo a expressão inglesa para o português «Volto já», o título «Back in Five» aponta, simultaneamente, para uma suspensão e para uma frustração: para a suspensão do trabalho e da sequência produtiva, por um lado, e, por outro, para a frustração das expectativas daquele que procura, por alguma razão, com algum intuito, o benefício do trabalho que encontra suspenso.

O espectador, muito mais do que uma mera testemunha ou do que um juiz daquilo que lhe é dado a ver, é tomado, nestas obras, como elemento implicado e coadjuvante, como participante direto, não só na determinação do sentido da obra, mas na «construção» dos elementos que, evidente e propositadamente, estão omissos.

A exposição «Back in Five», de entrada gratuita, está patente no Espaço Chiado8 (Largo do Chiado, 8, em Lisboa) até 11 de janeiro de 2019. Foi inaugurada ontem, dia cinco.