Primeira consultora RH especialista em hotelaria

A BlueShift – Achievers Make the Change prossegue a sua estratégia de desenvolver unidades de negócio especializadas, com produtos e abordagens adaptadas às necessidades específicas das empresas do sector do turismo e da restauração. Depois da BlueShift Design, lança agora a BlueShift Talent.

Num sector conhecido pela enorme dificuldade em atrair, desenvolver e reter talento, a BlueShift Talent é a primeira consultora de recursos humanos especializada em turismo e restauração. A nova unidade de negócio aposta na experiência de terreno do grupo de gestão e consultoria, para oferecer uma abordagem nova e diferenciadora, na lógica blue ocean que caracteriza a sua atuação no mercado.

A BlueShift Talent será liderada por João Silva Santos, profissional com forte experiência em hotelaria, tendo desempenhado diversas funções de direção de recursos humanos em unidades de referência dos grupos Marriott e Whyndam. Juntou-se à BlueShift no início de 2018 para liderar o centro de competência interno (o HR Management Achievement Center) no apoio às unidades sob gestão BlueShift e preparar a abertura da unidade de negócio agora anunciada.

A nova consultora aposta fortemente na área de executive search de quadros diretivos e de chefia, apresentando-se ao mercado com uma abordagem única, baseada no envolvimento sequencial de diferentes especialistas das áreas funcionais relevantes para a posição a preencher. João Silva Santos dá um exemplo: «Um diretor geral poderá ser entrevistado por um especialista de recursos humanos, por um diretor de operações, por um CFO [chief finantial officer] e por um partner com experiência de gestão de topo. Nenhuma outra consultora tem em casa profissionais com perfis tão diversificados para assegurar um processo com esta eficácia e robustez.»

O responsável destaca também a vantagem competitiva da consultora na identificação e no acesso aos melhores profissionais: «Como estamos há muitos anos no sector, conhecemos pessoalmente muitos destes profissionais e quem trabalhou com eles. Somos insiders e isso faz toda a diferença no acesso às pessoas e na recolha de informação credível, que minimize a probabilidade de uma escolha errada.»

Além dos serviços de recrutamento e seleção, a BlueShift Talent oferece também soluções de consultoria de recursos humanos em áreas estratégicas como recrutamento de equipas completas, mudança organizacional, compromisso organizacional, employer branding, sistemas de incentivos e formação, alavancando a experiência e o histórico de resultados da BlueShift e da sua equipa diretiva.