Compromisso para empregar e incluir pessoas com deficiência

Há mais de 20 anos, o Grupo L’Oréal comprometeu-se a empregar e incluir pessoas com deficiências, como um dos três pilares da sua política de diversidade e inclusão, além de garantir a igualdade de género e capacitar as pessoas de todas as origens sociais, económicas e culturais.

Jean-Paul Agon, chairman e chief executive officer (CEO) da L’Oréal, refere a propósito: «Diversidade e inclusão são valores fundamentais da estratégia da L’Oréal. Para nós, a criação de um ambiente inclusivo e diversificado é, simultaneamente, uma questão de desempenho de negócio, uma prioridade de recursos humanos e um elemento da nossa postura enquanto empregador responsável.»

Para assinalar o «Dia Internacional das Pessoas com Deficiência» (hoje, três de dezembro), a L’Oréal está a envolver todas as suas subsidiárias, celebrando a «Semana da Diversidade», de três a sete de dezembro, e organizando o seu evento «Disability Awards», um concurso interno focado na inclusão de pessoas com deficiência com o objetivo de partilhar e promover as melhores práticas.

 65 projetos em todo o mundo que promovem a inclusão de pessoas com deficiência

Salões de cabeleireiro 100% acessíveis, campanhas de sensibilização sobre saúde mental, estágios para jovens com dificuldades de aprendizagem, tutoriais de beleza em linguagem gestual… Os 65 projetos que concorrem à décima edição do evento «Disability Awards» abrangem todas as áreas de inclusão de deficiência, desde o emprego aos serviços acessíveis ao consumidor, bem como formação, sensibilização e parcerias com profissionais do sector de emprego protegido.

Serão selecionados 15 projetos para a final, que se vai realizar em França, a sete de dezembro, onde as equipas vão defender os seus projetos perante um júri de gestores seniores da L’Oréal e instituições de solidariedade social.

 

L’Oréal Portugal é referência europeia em diversidade e equidade laboral

A diversidade e a inclusão é um tema estratégico na L´Oréal Portugal, que se tem distinguido dentro do grupo. No início deste ano, a L’Oréal Portugal foi reconhecida como uma das melhores filiais no âmbito do seu compromisso para a promoção da igualdade de género no universo laboral, ao obter a avaliação de 28 pontos do GEEIS – Gender Equality European & International Standard, uma organização que conduz auditorias de fundo e rigorosas e estuda tanto o equilíbrio dos colaboradores, como as políticas de recrutamento em diversas filiais do Grupo L’Oréal.

A L’Oréal Portugal foi a filial com o maior número de best practices do grupo, obtendo quatro reconhecimentos nos seguintes critérios: «Instigation of specific country-level initiatives», «Initiatives to encourage a fair gender balance within job profiles and/ or levels of responsibility» e «Measures designed to ensure a healthy work/life balance».

Em 2012, o Comité Executivo assinou uma carta interna para os seus colaboradores que espelhava o compromisso do grupo em assegurar a promoção de uma cultura corporativa de respeito mútuo, de igualdade de oportunidades, de tratamento justo e sem discriminação relativamente ao género, à idade, à nacionalidade, à origem étnica, à origem social e a ser portador de deficiência.

Em 2014 a L´Oréal Portugal foi uma das impulsionadoras da «Carta Portuguesa da Diversidade», por acreditar que o sector privado tem a obrigação, juntamente com o sector público, de promover uma sociedade mais justa, mais inclusiva e, por sua vez, mais equilibrada.

 

A L’Oréal

A L’Oréal dedica-se à beleza há mais de 100 anos. Com o seu portefólio internacional único de 34 marcas diversas e complementares, o grupo gerou, em 2017, um total de vendas de 26,02 mil milhões de euros e emprega em todo o mundo cerca de 90 mil pessoas. Está presente em todas as redes de distribuição, mercados de massas, grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, travel retail, lojas próprias e e-commerce.

A pesquisa e a inovação, e uma equipa de pesquisa dedicada de 3.870 pessoas, estão no centro da estratégia L’Oréal e a trabalhar para realizar os desejos de beleza de todo o mundo. O compromisso da L’Oréal com a sustentabilidade para 2020 do programa «Sharing Beauty With All» define objetivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável por toda a cadeia de valor do grupo.