10 ideias-chave do seminário «Coaching for Leadership»

Nos dias 26 e 27 de novembro, no Porto e em Lisboa, respetivamente, a Vantagem+ realizou o seminário «Coaching for Leadership», totalmente ministrado por Marshall Goldsmith, considerado o maior especialista no desenvolvimento de executivos do mundo. Marshall Goldsmith refere que a sua missão é simples: ele quer ajudar profissionais de sucesso a alcançar duradoras e positivas mudanças de comportamento, para si próprios, para as suas pessoas e para as suas equipas.

O especialista falou de muitos temas, para os quais usou exemplos de muitos dos grandes chief executive officers (CEO) da atualidade. As principais ideias transmitidas foram as seguintes:

1. A nossa missão na vida é fazermos uma diferença positiva, e não provarmos que estamos certos ou que somos inteligentes; portanto: ajude mais e julgue menos!

2. Garanta o seu autocontrolo e deixe o ego e o seu orgulho de lado; se o fizer, conseguirá melhores e mais justos resultados. Se não conseguir gerir-se a si próprio, como poderá gerir alguma coisa?

3. Deixe de tentar mudar adultos que não querem mudar, pois é uma perda de tempo. Devemos ajudar a mudar e a evoluir quem efetivamente quiser mudar e/ ou evoluir.

4. Nos negócios e na vida, todas as decisões são tomadas por quem tem o poder para tal. Aceite-o!

5. Na gestão, ao contrário da engenharia, não há respostas certas ou erradas; há decisões que têm de ser tomadas com base na informação disponível.

6. Em liderança, não importa aquilo que dizemos, importa sim aquilo que as pessoas ouvem.

7. As principais qualidades de um bom líder e gestor são a coragem, a humildade e a disciplina.

8. Quem são os nossos heróis, as nossas referências? Identifique-os, perceba quais são as qualidades que fazem deles as nossas referências e procure ser mais como eles.

9. Imagine-se com 95 anos, prestes a dar o seu último suspiro de vida. Imagine que lhe era dada a fantástica oportunidade de regressar no tempo, para dar um conselho a si próprio, aquele conselho que poderia mudar a sua vida para melhor. Que conselho seria esse? Siga esse conselho a partir deste momento.

10. Faça uma lista das coisas que deveria fazer diariamente para ser uma melhor pessoa, um melhor profissional, um melhor companheiro, um melhor amigo. Depois, faça diariamente uma pergunta a si próprio: «Fiz o meu melhor para atingir este objetivo?». E dê a si próprio uma pontuação de zero a cinco relativamente ao seu desempenho. Ter objetivos mensuráveis é uma forma para conseguir melhorar.