A tecnológica Primavera anunciou uma nova aposta na área logística, quer na ótica das empresas cuja atividade principal é o armazenamento e a distribuição, quer na ótica das empresas com necessidades mais específicas de gestão de inventário e armazéns, através do lançamento da versão 10 do «ERP PRIMAVERA» e da solução «Eye Peak». Um novo módulo do ERP (enterprise resource planning) – v10 – inteiramente desenvolvido para simplificar as operações de gestão de inventário e armazéns, uma nova plataforma tecnológica que irá simplificar a adoção da cloud e a evolução da solução de gestão de WMS (warehouse management software), «Eye Peak», representam um investimento de 2,5 milhões de euros.
A nova versão do ERP Primavera representa a maior renovação tecnológica efetuada até hoje ao ERP Primavera, incluindo também a remodelação de toda a área de inventário. A V10 consiste num sistema híbrido que estabelece a ligação de forma natural entre soluções cloud e on premises, permitindo uma fusão completa entre os dados das soluções instaladas com aplicações web, sendo mais competitiva para empresas que tenham operações logísticas exigentes e que procurem uma solução de gestão completa que inclua todos os processos logísticos dentro do software, ao mesmo tempo que permite acelerar a digitalização das organizações que ainda adotam sistemas mais tradicionais.
Com vista ao aumento da amplitude funcional da área de gestão logística especificamente, a V10 engloba um novo módulo de inventário, que incorpora uma infraestrutura robusta de custeio e inclui funcionalidades que garantem uma total consistência na integração com a contabilidade, como as seguintes: mecanismos de cálculo de preços de custo, novo modelo de contabilização de inventário, gestão de custeio de inventário em várias moedas, novo modelo de gestão de estados de inventário e novos mecanismos de apoio à receção e à expedição de mercadorias.
Paralelamente, a evolução da solução WMS («Eye Peak v10») passou a integrar a emissão de guias certificadas e apresenta-se numa versão melhorada do ponto de vista da experiência de utilização, trazendo ainda novas funcionalidades orientadas ao aumento da produtividade das operações em armazém. A gestão integrada de stocks de diferentes proprietários é uma das novas funcionalidades destinadas a dar maior suporte aos operadores logísticos e aos grupos empresariais.
David Afonso (na foto), senior vice president da Primavera BSS, assinalou: «Este é um momento verdadeiramente histórico para a Primavera. Fizemos um grande trabalho para reconstruir mais de oito milhões de linhas de código que foram migradas para uma tecnologia mais moderna e capaz de suportar as novidades tecnológicas que se avizinham. A v10 do ERP e do ‘Eye Peak’ traz consigo o futuro, permitindo às empresas trabalhar de forma simbiótica e em perfeita harmonia entre as aplicações instaladas nos seus servidores e capacidades adicionais provenientes da cloud. Neste esforço de investimento quisemos também oferecer melhores soluções ao sector da logística, que é muito competitivo. Estas novas versões respondem aos desafios atuais de digitalização, assegurando uma gestão completa às empresas de média e grande dimensão que trabalham em sectores de bens transacionáveis.»
Para dar a conhecer ao mercado estas novas soluções, a tecnológica promoveu na passada semana um evento no Porto, onde estiveram presentes mais de duas centenas de pessoas. Amanhã, terça-feira, dia 27, realizará a sessão de apresentação da V10 em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB). As inscrições podem ser feitas aqui.
Mais informações sobre o ERP v10 aqui.
Mais informações sobre o «Eye Peak v1» aqui.