Jovens da diáspora encontram as empresas

Depois do sucesso de 2017, a Fundação AEP volta com a segunda edição do «Match Point». O evento, que tem como objetivo promover o regresso de uma geração preparada, vai decorrer a 27 de dezembro, nas instalações da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, em Leça da Palmeira. Em 2017 o «Match Point» juntou meia centena de empresas e 200 jovens qualificados, proporcionando mais de 1.000 entrevistas.

Paulo Nunes de Almeida, presidente da Fundação AEP, referiu a propósito do evento: «A fuga de talentos de Portugal é uma preocupação da Fundação AEP. O ‘Match Point’ pretende ser o ponto de encontro entre os jovens qualificados que deixaram o país recentemente e as empresas sedeadas em Portugal, carentes de recursos humanos de qualidade.»

Neste evento, os jovens qualificados que emigraram nos anos recentes são convidados a vir a Portugal apresentar um pitch dos seus sonhos de encontrar colocação qualificada no país, e para isso contam com uma agenda de speed meetings com responsáveis de recursos humanos e dirigentes de empresas sedeadas em Portugal.

Muitas empresas portuguesas de primeiro plano debatem-se atualmente com a falta de recursos humanos qualificados, em diversas áreas, sobretudo ao nível das engenharias e das biociências, devido ao facto de muitos quadros terem deixado o país, à procura de melhores oportunidades no exterior.

O evento conta ainda com diversos momentos de networking, career market approach e career counselling. A participação das empresas tem uma taxa de inscrição, mas é gratuita e aberta a todos os jovens, mediante inscrição nas redes sociais do «Match Point», aqui.