«IV Meeting Academias Corporativas»

No passado mês de outubro, o Pestana Palace Hotel, em Lisboa, recebeu o «IV Meeting das Academias Corporativas», evento organizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) com apoio da Associação Pessoas@2020. O objetivo foi responder à pergunta «Ética e Integridade, treinam-se?».

António João Maia, investigador e docente universitário nas áreas de ética e deontologia e coautor do livro Fraude em Portugal – causas e contextos, foi o keynote speaker, tendo feito o enquadramento do tema.

Seguiu-se um debate envolvendo os representantes de cerca de duas dezenas de instituições, dinamizado por Miguel Pereira Lopes, coordenador de Gestão de Recursos Humanos do ISCSP, e Manuel Sousa Antunes, presidente do Pessoas@2020 – Fórum Pessoas e Organizações.

As principais conclusões apontaram no sentido da promoção de uma cultura de ética e integridade carecer do envolvimento das lideranças e dos colaboradores. Foram ainda partilhados instrumentos para gerir o risco, designadamente:

– promoção da ética e da integridade (códigos de ética – valores – e sedimentação de boas condutas);

– prevenção de conflitos de interesses (clarificar o que são conflitos de interesses e modos de controlo);

– prevenção de riscos (mapear fragilidades nas operações – internas e nas relações com terceiros – e adotar medidas de prevenção/ controlo);

– regime efetivo de penalizações e recompensas – prevenir pelo exemplo (inadequado e adequado);

– sedimentação de boas práticas – liderança e bom exemplo.

No decorrer das quatro edições já realizadas, estiveram representadas as seguintes instituições: Academia CUF, Academia Galp, Infraestruturas de Portugal, Simab Academy, Worten Academy, Sumol+Compal, Academia de Talentos Metlife, Jerónimo Martins, Talenter Academy, VdA Academia, ATEC, SGS Portugal, Sonae Academy, Super Bock Group, CGD, TAP Portugal, Deloitte, Universidade EDP, Fundação Montepio e Pestana.