A maior conferência de jazz da Europa chega pela primeira vez a Portugal, ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Decorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em vários espaços, com diversos horários.
Texto: Redação Human
De 13 a 15 de setembro, a «European Jazz Conference», a maior conferência itinerante na área da música criativa na Europa, estará em Lisboa para a sua quinta edição no Centro Cultural de Belém entre 13 e 15 de setembro. A programação inclui palestras, encontros, concertos, grupos de trabalho especializados, showcases de bandas portuguesas e visitas culturais.
É a primeira vez que em Portugal se realiza este jazz meeting da Europe Jazz Network (EJN), reunindo os atores-chave à volta do jazz europeu para desenvolver ideias e práticas inovadoras. A organização é da EJN, em colaboração com a Sons da Lusofonia/ Festa do Jazz e o CCB.
Os destaques da programação incluem palestras de Maria João (cantora) sobre o seu percurso artístico e François Pachet (diretor do Spotify Creator Technology Research Lab) sobre novos desafios na área da digitalização e da inteligência artificial (IA) na área da música. Os focos temáticos dos grupos de trabalho são a formação de jovens na área de jazz, igualdade de género, acesso à música improvisada, promoção e divulgação no nível europeu e na colaboração em redes, entre outros.
O programa da conferência contempla ainda uma série de showcases a cargo de artistas nacionais: Impermanence; Bode Wilson Trio; Axes; Pedro Melo Alves’ Omniae Ensemble; Quarteto Beatriz Nunes e TGB. A Abertura da conferência vai ser marcada pelo Concerto de Gala com o Orquestra de Jazz de Matosinhos, com participação especial de músicos de jazz portugueses de referência: Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua. Nos dias 14 e 15 haverá uma programação paralela que inclui os concertos do novo «Ciclo Europeu de Jazz» no Grande Auditório do CCB e concertos na livraria Ler devagar no Lx Factory.