Estudantes trocam praia por tecnologia

Desde o mês de julho, mais de uma dezena de estudantes universitários de engenharia informática estão a estagiar naquela que é uma das mais promissoras empresas de Portugal e do mundo, e que em pouco tempo assumiu a liderança do mercado global de soluções para centros de contacto.

Os 13 jovens participantes no «Tech Summer», o programa de estágios de verão da Talkdesk, estão a desenvolver, durante sete semanas, soluções com as mais recentes tecnologias de cloud e métodos de desenvolvimento agile, sendo orientados por uma equipa de engenharia multidisciplinar e multicultural, composta por especialistas altamente experientes e com percursos profissionais em empresas de referência dentro e fora de Portugal.

O estágio, que termina no fim de agosto, consiste no desenvolvimento de três projetos que resultaram do hackathon – a maratona de 48 horas ininterruptas de programação e desenvolvimento de software que foi o ponto de partida do «Tech Summer», onde os participantes estão a construir projetos inovadores e soluções de futuro, sentindo-se parte do crescimento da Talkdesk.

A inteligência artificial (IA) ganha vida nas mãos dos estudantes que estão a desenvolver uma solução que pretende fornecer aos supervisores informação emocional de todas as chamadas do centro de contacto, e reencaminhar a chamada para o agente mais adequado para a atender. Esta solução permite dar uma resposta mais personalizada e assegurar a retenção do cliente.

Daniela Barros, responsável pelo projeto, assinala: «O programa constitui uma oportunidade para os estudantes ainda no ensino superior terem um primeiro contacto com o mercado de trabalho e aplicarem os conhecimentos que têm adquirido. Para a Talkdesk, esta iniciativa enquadra-se na estratégia de captação de talento assente na proximidade e na ligação às universidades e aos centros de conhecimento, permitindo-nos ao mesmo tempo partilhar o nosso know-how com quem está a dar os primeiros passos na sua carreira. Para revelar o verdadeiro processo de criação, os participantes estão também a trabalhar numa ferramenta para supervisores para facilitar a monitorização de todos os seus agentes, conseguindo obter toda a informação em tempo real e em simultâneo. Outro projeto assenta num software com base num smart manager que envia informação aos colaboradores, através da monitorização e da recolha de dados sobre o estado das ferramentas em uso pela equipa.

Os projetos em fase de desenvolvimento pelos estagiários estão em linha com o conceito e filosofia da empresa: soluções inovadoras e disruptivas, com recurso à tecnologia, que acrescentem valor aos centros de contacto na procura por tornar as suas operações mais eficientes e prestar um melhor atendimento ao cliente, inovando e revolucionando o mercado.

O «Tech Summer» terminará com uma sessão de apresentação dos projetos desenvolvidos, perante um painel de júris da Talkdesk. À semelhança do formato «Shark Tank», cada projeto poderá receber o investimento de cada júri, sendo que os participantes que desenvolveram o melhor projeto receberão um prémio monetário.

A crescer desde o primeiro dia e a alargar a base de clientes em todo o mundo, a Talkdesk continua a recrutar, mantendo definido o objetivo de criar 1.000 postos de trabalho até 2020.