Volkswagen Financial Services promove nova batalha de startups em Portugal

O Volkswagen Financial Services acaba de lançar a terceira edição do «VWFS Startup Battlefield», concurso para startups que visa promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na área da mobilidade sustentável, bem como nos serviços financeiros automóveis ao nível da automação de processos e da experiência de compra. O concurso enquadra-se na estratégia de transformação digital do Volkswagen Financial Services e pretende estimular startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos e das empresas, contribuindo para uma maior eficiência a nível ambiental e económico, bem como da satisfação dos clientes.

A iniciativa realiza-se em Portugal, a quatro de outubro, no Time Out Studio, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e vai dar a oportunidade a uma dezena de projetos selecionados de se apresentarem a concurso. Para participarem, as startups e os empreendedores devem fazer o seu registo aqui, explicando a sua ideia, o projeto ou o negócio e as respetivas mais-valias. A organização efetuará uma seleção dos melhores projetos, os quais terão a oportunidade de se apresentar a concurso e convencer o júri, que será composto por responsáveis do Volkswagen Financial Services e por empreendedores e personalidades ligados ao ecossistema da inovação e das startups.

A ideia vencedora beneficiará de um programa de mentoring de seis meses na Volkswagen Future Mobility Incubator, incubadora de startups do grupo localizada em Dresden, na Alemanha, que inclui um prémio monetário de 15 mil euros. O segundo e o terceiro classificados receberão um prémio monetário de mil euros e contarão com um espaço de exibição na próxima edição da «Web Summit», em novembro.

Na área dos serviços de mobilidade, e para responder às necessidades de cidadãos e empresas, as startups deverão apresentar ideias disruptivas em temas como: car-sharing, otimização de estacionamento, soluções de mobilidade para frotas, distribuição urbana de bens, soluções de carregamento para veículos elétricos, interfaces para melhorar o transporte de pessoas em áreas urbanas, alugueres de curta duração de veículos para pessoas e transporte de bens.

Ao nível da autonomização de processos, o foco do júri estará em soluções relacionadas com: automação de reportes inteligentes, plataformas de análise de clientes, validação de documentos, gestão de documentação ou soluções de E-KYC e AML.

Por fim, com foco na satisfação da experiência dos clientes, pretende-se projetos em áreas como: serviço ao cliente multicanal, reconhecimento ótico de escrita, ativação de contratos on-line ou assistente digital.

Alexandre Vasco, diretor de marketing do Volkswagen Financial Services em Portugal, afirmou: «O mundo está em profunda mudança e a mobilidade de cidadãos e empresas é fundamental neste processo transformacional. O Volkswagen Financial Services, enquanto instituição líder no sector dos serviços financeiros automóveis na Europa, está empenhado em facilitar a vida dos seus clientes e da comunidade, fornecendo serviços inovadores e disruptivos. Por isso, no âmbito da nossa política de transformação digital e de inovação aberta, estamos a promover o surgimento de ideias e negócios que possam contribuir para facilitar o dia-a-dia de particulares e empresas, sendo o ‘Volkswagen Financial Services Startup Battlefield’ uma oportunidade para quem tem ideias e projetos inovadores que pretende desenvolver e/ ou contar com um parceiro de referência como é o nosso grupo.»

O «VWFS Startup Battlefield» foi criado em 2017 pelo Volkswagen Financial Services Portugal, com o objetivo de promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na indústria. A primeira edição, realizada em Lisboa, recebeu 70 candidaturas de mais de 15 países, sendo a grande vencedora a startup austríaca Parkbob, que desenvolveu uma app para encontrar lugares vagos para estacionamento. Já este ano, o Volkswagen Financial Services Portugal desenvolveu uma segunda edição do concurso no Reino Unido, em parceria com a filial do grupo naquele país, onde o primeiro lugar coube à polaca Go To U, que desenvolveu uma app que permite aos utilizadores reservarem um posto de carregamento para veículos elétricos e utilizá-lo de modo grátis.