Um workshop sobre data science

Um workshop surge que resulta de uma parceria entre a Rumos e a InovRetail, do Grupo Sonae, visa dar aos formandos os conceitos básicos em data science e o que é necessário para as organizações adotarem este conceito. Aí, os formandos irão aprender como dar resposta a casos reais com as plataformas de data science através de modelos simples.

O workshop inicia-se no próximo dia 21 de setembro e termina no dia seguinte, tendo uma duração total de nove horas. O local de realização é Lisboa, sendo que terá a condução de João Guichard, chief science officer da InovRetail, especialista com 10 anos de experiência na aplicação de métodos quantitativos em desafios operacionais. Ao longo da sua carreira, João Guichard foi convidado para várias sessões de partilha de conhecimentos, fóruns de discussão e conferências para o público académico e empresarial, especializando-se em temas como aprendizagem automática e inteligência artificial.

Jorge Lopes, diretor da Rumos Lisboa, assinalou: «Com a crescente disponibilidade de dados, as organizações atuais estão fortemente concentradas em explorar novas e diferentes formas de tornar estes dados em conhecimento e, claro, em valor para o negócio. No centro destes esforços, encontramos o data science

Por sua vez, João Guichard referiu: «É com enorme prazer que a Inovretail partilha o seu know-how nesta área de conhecimento com a comunidade. Acredito pessoalmente que a área de data science será uma das principais verticais de criação de valor nas próximas décadas, e pretendemos com esta iniciativa conjunta dotar os formandos de conceitos e ferramentas que lhes permitam começar a transformar as suas organizações em organizações data-driven

No workshop, os formandos irão obter os conhecimentos essenciais sobre data science desde sobre o que é, em que é que deve ser utilizado e como começar com modelos simples no seu computador através de exercícios handson com aplicações off-the-shell que não requerem conhecimentos de programação. Os formandos deverão conhecer os principais conceitos sobre data science, saber o que é necessário para proceder à mudança dentro da sua organização e adotar esta tecnologia, aprender a identificar os principais problemas para lidar com data science dentro de qualquer organização. Deverão ainda entender como definir eficientemente um problema, saber o que é que a organização precisa para criar e manter soluções baseadas em data science, iniciar-se nas plataformas de data science e aprender a desenvolver um conjunto de modelos simples para dar resposta a casos reais com as plataformas de data science.

Os interessados em inscrever-se na pós-graduação em data science da Rumos poderão descontar o valor do workshop (360 euros) na edição do segundo semestre deste programa.

Mais informações sobre o workshop aqui.