Segurança informática e proteção de dados

Ciente de que a segurança informática e a proteção de dados são dois temas que estão na ordem do dia, e que assumem um papel cada vez mais importante na gestão e defesa das organizações, além da complexidade que encerram e fruto da elevada procura, a Rumos e a Universidade Atlântica anunciaram uma nova edição da pós-graduação «Cyber Security & Data Protection», com início previsto para 20 de setembro. Trata-se de uma formação com a duração de 162 horas que atribui 25 ECTS (European Credit Transfer System). As inscrições feitas até 31 de agosto beneficiam de um desconto de 10%.

O programa formativo desta pós-graduação é composto por dois ciclos de especialização: «Information Security Governance and Management» e «Information Security Operation and Support». Esta divisão pretende tornar os alunos aptos a compreender os riscos, as causas de ataques e as ameaças de segurança que poderão afetar as organizações, bem como proporcionar os conhecimentos necessários para implementar um sistema de gestão de segurança, alinhado com as normas e os objetivos de negócio, por forma a garantir a segurança da informação e os dados de uma organização.

Jorge Lopes, diretor da Unidade de Formação da Rumos, assinala: «Diariamente as empresas estão expostas ao risco, e muitas situações poderiam ser evitadas se as empresas conseguissem garantir uma avaliação, a implementação e a manutenção contínuas das práticas essenciais de segurança. É fundamental formar profissionais capazes de alertar e sensibilizar as organizações para a importância que a prevenção ocupa e de implementar programas preventivos.»

Além da segurança informática, também o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que estabelece regras sobre os direitos de privacidade dos cidadãos, ocupa um lugar de destaque no programa formativo, aprofundando temas como gestão e governance da segurança da informação, proteção de dados e privacidade e segurança e cyber resiliência cibernética.

Os alunos que concluírem com sucesso a pós-graduação poderão alcançar a certificação «Rumos Expert em Data Protection Officer» e ficarão qualificados para implementar os padrões internacionais ISO 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) e ISO 22301 (Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios), para apoiar o processo de certificação da organização no âmbito de auditoria externa e também alcançar a certificação profissional ISO/IEC 27001.

Mais informações aqui.