Iniciativa de responsabilidade social da AbbVie

Os espaços comuns do lar residencial da Fundação AFID Diferença, instituição que apoia pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência, ganharam uma nova vida graças ao trabalho voluntário dos colaboradores da biofarmacêutica AbbVie. Tudo resultou de uma iniciativa solidária inserida no âmbito da «Week of Possibilities», um projeto global de responsabilidade social da multinacional, que decorreu entre os dias 18 e 22 de junho.

Sob o lema «AbbVie Gives Back», a biofarmacêutica fez obras de remodelação e pintura na Fundação AFID Diferença com o objetivo de dar um maior conforto às pessoas que beneficiam da instituição. Já os seus colaboradores montaram móveis e redecoraram um espaço, transformando-o numa nova zona de lazer onde os residentes do lar vão poder ver televisão, conversar e também dedicar o seu tempo a algumas atividades lúdicas, como pintura e artesanato.

Juvenal Baltazar, diretor da ação social da Fundação AFID Diferença, assinalou: «Revemo-nos neste tipo de iniciativas, porque demonstram como instituições sem fins lucrativos e o sector privado podem trabalhar de mãos dadas para gerar mudanças positivas na sociedade. Queremos agradecer à AbbVie por ter escolhido apoiar a AFID, que tanto tem feito nos últimos anos para lutar por uma maior inclusão e ajudar aqueles que mais precisam.»

Por sua vez, Carlo Pasetto, diretor geral das AbbVie Portugal, referiu: «Na AbbVie, o nosso compromisso não é apenas gerar um impacto positivo na vida dos doentes que tratamos, é fazê-lo também na sociedade em geral. Queremos ir além da própria medicina e retribuir à comunidade, colaborando de perto com as instituições de solidariedade que trabalham no terreno junto das comunidades mais desfavorecidas.»

Ainda no âmbito da «Week of Possibilities», a AbbVie Portugal apoiou a AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, uma instituição de solidariedade social que desenvolve a sua atividade nas áreas da promoção da saúde e da prevenção das ISTs (infeções sexualmente transmissíveis) com ênfase no VIH/ SIDA. Ao identificar a necessidade de criar atividades de tempos livres para as crianças apoiadas pela associação durante o período de férias escolares, os colaboradores da AbbVie proporcionaram uma experiência única às 50 crianças apoiadas pela AJPAS: uma ida ao Jardim Zoológico, em Lisboa.

Cristina Mora, vice-presidente da Direção da AJPAS, partilhou: «Com a generosidade dos colaboradores da AbbVie, é possível proporcionar às crianças que apoiamos uma experiência que nunca viveram e que certamente jamais esquecerão. É uma parceria que vai ao encontro do âmbito de atuação da AJPAS, numa iniciativa que responde às necessidades sentidas da comunidade onde temos intervindo e que, certamente, proporciona muitos sorrisos nestas crianças e uma experiência muito enriquecedora.»

«É extremamente gratificante ver que todos podemos fazer alguma coisa e que com um pequeno gesto podemos fazer a diferença na vida de outra pessoa», salientou ainda Carlo Pasetto.

Criada em 2004 na sede da AbbVie, em Chicago (Estados Unidos), a «Week of Possibilities» tornou-se em poucos anos numa tradição para a empresa. Ano após ano, são cada vez mais os colaboradores a aderir à iniciativa, sendo que em apenas cinco anos o projeto já conseguiu impactar cerca de 19 milhões de pessoas em todo o mundo. Durante esta semana, cerca de oito mil colaboradores da AbbVie, em mais de 50 países, ofereceram 36 mil horas de voluntariado para ajudar quem mais necessita.

Nesta iniciativa participou este ano uma colaboradora da revista «human».

A Fundação AFID Diferença e a AJPAS localizam-se no concelho da Amadora, onde a AbbVie Portugal tem a sua sede.