Europeia desafia jovens empreendedores sociais

A Universidade Europeia, juntamente com o programa «YouthActionNet», promovido pela International Youth Foundation e apoiado pela Laureate International Universities, está a apresentar a primeira edição do «Programa Jovens Empreendedores Sociais, JES» em Portugal, que conta ainda com o apoio da Fórum Estudante e da Ashoca Portugal.

O lançamento oficial do «Programa JES» decorre hoje, a partir das 17 horas, no campus da Quinta do Bom Nome. A cerimónia será presidida por Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e contará com as participações de Rui Marques, diretor da Forum Estudante, embaixador do projeto, e Joel Adriance, diretor de training e learning, que vai abordar a dimensão da YoungActionNet no mundo. Susana Martins, diretora do «JES» em Portugal, fará a apresentação do programa e do júri que avaliará os projetos.

Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o «JES» tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social, proporcionando simultaneamente visibilidade aos seus jovens líderes que, pelo seu carisma e pelo seu propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor. As candidaturas devem ser submetidas até 10 de setembro, no formulário on-line que a Universidade Europeia disponibiliza aqui.

Os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que procure a transformação social baseada na equidade, na justiça e na proteção do meio ambiente. Serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade e inovação e pela contribuição empreendedora que possam trazer para o programa e para o país.

Numa primeira fase, os jovens empreendedores serão avaliados por um comité composto por 10 especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos.

Na segunda fase de avaliação, os jovens empreendedores são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social. Os cinco vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid, receberão um prémio de 2.000 euros para investir nos seus projetos e irão usufruir do apoio e mentoria dos Ashoka fellows, em Portugal. A publicação dos projetos vencedores será anunciada a dois de outubro.

Os cinco jovens vencedores serão divulgados pela rede internacional da Laureate International Universities, de modo a dar-lhes visibilidade máxima, e serão integrados na rede de jovens empreendedores YouthActionNet, a nível mundial, com cerca de 1.500 membros em mais de 90 países.

Susana Martins, diretora do «Programa JES» em Portugal, assinalou: «A iniciativa recompensa projetos de ADN social, dando visibilidade a jovens capazes de inspirar e transformar a sociedade. O ‘JES’ é uma clara aposta no empreendedorismo e reforça o envolvimento da Laureate International Universities no impacto positivo junto das gerações futuras nos países onde está presente. O ‘JES’ identifica os melhores projetos, financia-os e capacita os empreendedores para a eficiência e o sucesso.»

Através desta iniciativa, a Universidade Europeia reforça a sua política de responsabilidade social e evidencia o seu trabalho na transparência, na cooperação para o desenvolvimento e na ação ambiental.

Em Espanha, o «Programa JES» celebra este ano uma década, com a décima edição, sendo que aí centenas de jovens viram já os seus projetos reconhecidos e apoiados, tl como em muitos outros países onde a rede Laureate está presente.

Mais informações sobre o «Programa JES» aqui.