O Great Place To Work (GPTW) apresentou no passado dia 15 a lista anual dos 125 best workplaces na Europa (ver aqui). Mars (Mars Ibéria e Royal Canin), Cisco Portugal, AbbVie, SAS Institute Software, Mercedes-Benz Financial Services, Novo Nordisk e Grünenthal Portugal são as sete vencedoras nacionais que contribuem para os resultados das multinacionais reconhecidas na lista europeia de 2018.
Foram mais de 2.800 organizações e cerca de 1,6 milhões de colaboradores, num total de 19 países, que participaram no processo de survey dos best workplaces na Europa. Estes caracterizam-se pelo ambiente de trabalho inclusivo, pelo orgulho dos colaboradores nas suas conquistas, assim como pela criação de laços fortes com colegas e líderes, ao mesmo tempo que atingem os objetivos e as metas do negócio.
A lista está dividida em quatro categorias: empresas com menos de 50 colaboradores, pequenas e médias empresas (51-500 colaboradores); grandes empresas (mais de 501 colaboradores); e multinacionais.
Em 2018, cerca de 93% dos trabalhadores dizem que a empresa é um excelente lugar para trabalhar e 92% afirmam ser tratados como membros de pleno direito, independentemente do cargo/ posição.
O GPTW Portugal foi o primeiro na Europa a publicar a lista dos melhores lugares para trabalhar, em 2000. Além de reconhecer práticas de excelência, promove prémios sociais nas seguintes áreas: Atração de Jovens Talentos, Igualdade de Género, Liderança, RSO (responsabilidade social das organizações) e Sustentabilidade e ainda Saúde e Bem-estar.
Nota: na foto, Maurício Korbvicher, diretor geral do Great Place to Work Portugal