Elogios de James Suckling
Croft, Taylor’s e Fonseca em destaque

As altas pontuações atribuídas pelo crítico norte-americano aos vintage 2016 da Croft, da Taylor’s e da Fonseca fizeram disparar a procura no mercado. A Heritage Wines, distribuidora do grupo em Portugal, já abriu o período de reservas pré-venda, antecipando a chegada dos vinhos no outono.

Texto: Redação Human

 

Desde a declaração oficial a 23 de abril, de acordo com a tradição do grupo The Fladgate Partnership, os vintage 2016 das casas Croft, Taylor’s e Fonseca têm vindo a criar uma elevada expectativa no mercado, fruto dos amplos elogios da crítica nacional e internacional.

Em destaque estão as mais recentes pontuações de James Suckling, crítico de vinhos norte-americano e provador da revista «Wine Spectator» durante mais de 30 anos, agora no seu novo projeto (ver aqui). Na sua avaliação sobre os vintage 2016, destacou a elevada qualidade, afirmando que este poderá ser um ano lendário para o vinho do Porto.

Ao Taylor’s Vintage 2016 atribuiu a pontuação máxima, 100 pontos. Na nota de prova oficial, o crítico não escondeu o seu entusiasmo, garantindo: «Este é o melhor Taylor’s jovem que já provei.» Contudo, recomendou uma espera mínima de oito anos para ser aberto, de forma a mostrar todo o seu potencial. O ideal, segundo James Suckling, é mesmo bebê-lo a partir de 2025.

Já o Fonseca Vintage 2016 conquistou 98 pontos, sendo classificado como um vinho «impressionante, que nos agarra». Por último, o Croft Vintage 2016, mereceu 97 pontos.

A qualidade excecional dos vintage 2016 é contrastada pelas quantidades muito limitadas: a Taylor’s teve uma tiragem de 74.400 garrafas, a Fonseca de 58.800 e a Croft de apenas 36.600, condicionando a sua alocação em todos os mercados onde o grupo tem representação.

Luís Sequeira, diretor geral da Heritage Wines, distribuidora responsável pelos vinhos no mercado nacional, justificou assim a abertura do período de pré-venda: «Queremos responder à elevada procura do mercado pelos vintage 2016 e garantir que conseguimos responder a todos os nossos clientes. Estamos já a sentir uma grande pressão, pelo que recomendamos que os pedidos sejam colocados cedo, para evitar deceções.»

Além dos vintage 2016 das três casas de vinho do Porto do grupo The Fladgate Partnership, a Heritage Wines vai ainda assegurar a distribuição, em exclusivo, do Quinta do Crasto Vintage 2016.

Apenas declarados em anos de excecional qualidade, os Porto vintage da Taylor’s, Croft e Fonseca celebram mais um capítulo entusiasmante na história destas seculares casas de vinho do Porto. Resultado da combinação entre a dádiva da natureza e a mestria do enólogo David Guimaraens, apresentam um enorme potencial de envelhecimento, sendo uma valiosa adição para qualquer garrafeira.